Jurídico

Encontro jurídico irá avaliar as lutas e o protagonismo feminino na história

O evento acontece nos dias 23 e 24 de junho com palestras, painéis, debates e apresentações sobre o tema, na modalidade presencial e virtual. Promovido pela Associação Brasileira de Mulheres na Carreira Jurídica, o evento tem apoio da Defensoria Pública de Mato Grosso

Nos dias 23 e 24 de junho, em Barra do Garças, 513 km de Cuiabá, acontece o VIII Encontro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) da Região Centro-Oeste, com o tema “Lutas e Reivindicações – O Protagonismo das Mulheres”. O evento tem apoio da Defensoria Pública de Mato Grosso e coordenação geral da defensora pública, Lindalva de Fátima Ramos.

O VII Encontro será no formato híbrido, presencial e virtual, com transmissão pelo canal do Youtube da ABMCJ Nacional. A defensora informa que a expectativa é de reunir 120 pessoas presencialmente e cerca de 2 mil virtualmente. As inscrições são gratuitas e para quem vai participar presencialmente, podem ser feitas ao clicar no https://www.sympla.com.br/evento/viii-encontro-da-abmcj-regiao-centro-oeste/1557365. Após abrir a página, vá até o canto direito, onde está escrito ingresso, clique no sinal de (+) e depois no botão continuar para abrir e preencher o formulário.

O encontro terá palestras, painéis, debates e apresentações que abordarão a temática da luta e protagonismo da mulher. A abertura será na noite do dia 23 de junho, às 19h, no Centro de Cultura e Artes Valdon Varjão; avenida Antônio Paulo da Costa Bilego, bairro: Jardim Mariano, em Barra do Garças.

Lindalva informa que os temas do evento foram escolhidos para possibilitar uma análise do ponto de vista histórico, social e qualitativo da participação da mulher na sociedade. “Muito se fala das conquistas das mulheres ao longo dos anos, mas é preciso parar e fazer um balanço, ver como está caminhando essa história, o que temos de positivo, de negativo, fazer o contrapeso e etc. Onde fomos, onde estamos, onde vamos, quem sou e como estou, quem serei, como estarei?”, disse.

Ela afirma ainda que existem espaços a serem preenchidos pelas mulheres. “Esse cotejo de fatos, informações, construções e realizações, bem ainda, as frestas a serem preenchidas no campo da igualdade de gênero, serão foco de debate nesse VIII Encontro Nacional da ABMCJ – Região Centro-Oeste. E por isso, acreditamos que todos devem participar”, convida a defensora.

A palestra magna está marcada para às 20h30 do dia 23 de junho e será feita pela juíza  Amini Haddad de Campos sobre: Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão.

Na manhã do dia seguinte, a partir das 8h30, um painel apresentará informações sobre os 200 anos de independência do Brasil e a participação da mulher na sociedade ao longo desse período. O painel será conduzido pela professora Maysa Bergamo e pela doutora em história social pela Universidade de São Paulo (USP), Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues.

A defensora lembra que a escolha de Barra do Garças como local para sediar o evento foi feita por causa da atuação da Defensoria Pública na defesa da mulher no município, por meio de ações e atuações na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br