Jurídico

TJMT recebe prêmio nacional com projeto social

A Expedição Araguaia- Xingu, realizada pela Coordenação Estadual da Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi escolhida como vencedora do Prêmio Enfam Social – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados na Categoria Alcance Social.

O prêmio, que faz parte das ações desenvolvidas pela disciplina Gestão de Projetos com Impacto Social Relevante (GPR), do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Direito da Enfam, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas existentes no Judiciário.

Além de Alcance Social, a premiação é dividida em mais duas categorias: Cidadania e Abrangência Nacional. A distinção aos vencedores vai ser declarada, de forma hibrida (presencial e virtual), no dia 30 de novembro, durante o II Simpósio de Práticas com Impacto Social Relevante no Judiciário, organizado pelo professor Marcus Vinicius Pereira Júnior, juiz de Direito, doutor em Ciências Sociais e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A premiação da Expedição Araguaia-Xingu vai ser entregue ao juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, que vai fazer uma explanação sobre o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Judiciário mato-grossense desde 2019.

Depois da fala do juiz-coordenador da Justiça Comunitária, a magistrada Cristhiane Trombini Puia Baggio, da 1ª Vara da Comarca de São José do Rio Claro e do Núcleo de Justiça Digital dos Juizados Especiais da Comarca de Cuiabá, vai debater o alcance social da expedição juntamente com os juízes Robert Kirchhoff Berguerand de Melo e Liliana Patrícia Amaral de Carvalho Mateus, colegas da turma do mestrado em Direito da Enfam.

 Trajetória 

A Expedição Araguaia-Xingu concluiu no sábado (19 de novembro) a 4ª edição do projeto percorrendo os municípios de São José do Xingu, Luciara, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Cocalinho e nove aldeias indígenas da região. Durante 14 dias, a comitiva, composta por 110 pessoas, entre parceiros e voluntários, levou, através de serviços jurídicos, sociais e de saúde, esperança, dignidade e cidadania à população dessas localidades.

Para o doutor José Antônio Bezerra Filho, a expedição 2022 foi um grande desafio, porque “rompemos os paradigmas com todas as dificuldades, como em todos os anos. Mas, o importante é fazer a diferença na vida de tantas pessoas e mostrar um Judiciário próximo, com a responsabilidade social que temos, junto com os parceiros”, destacou, lembrando que nada disso seria possível sem a presença do Judiciário, Legislativo e Executivo. (C/Assessoria)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br