Negócios

Plataforma colaborativa pela sobrevivência de negócios

Movimento “Apoie Um Restaurante“ é uma corrente para unir parceiros de todo o Brasil – restaurantes, comunidade e marcas – pela sobrevivência destes negócios.  Vouchers, assinaturas, promoções. Compre agora e leve depois. São muitas as estratégias de bares, boates e restaurantes de todo o país para conseguir dinheiro para pagar os funcionários e fornecedores, enquanto os negócios permanecem fechados por conta do novo coronavírus.

Uma campanha para restaurantes de todo o país, com patrocínio de uma marca de cerveja, também incentiva a compra de voucher e oferece uma compensação: o dobro do valor gasto em produtos. O movimento Apoie um Restaurante pede que clientes comprem um voucher que vale R$ 100 com 50% de desconto, valor final R$ 50, e usem quando os estabelecimentos reabrirem. Só é permitida a compra de um voucher por Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o cupom poderá ser usado até o último dia deste ano.

Para a analista de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Monteiro Viana, manter a interação com o cliente é fundamental em um momento de crise: “É comum que os consumidores já sigam seus bares preferidos nas redes sociais. Para manter o consumidor engajado, os bares podem realizar postagens de dicas de elaboração de drinks dentro de casa, harmonização com comidas e até mesmo lives de shows em parceria com artistas locais. Essa é uma nova forma de entretenimento, que manterá o cliente por perto”, explica.

Dicas

Para os estabelecimentos que querem optar para a venda de vouchers, o Sebrae dá algumas dicas:

– Escolha quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada e quais as condições;

– Defina qual será a vantagem para o cliente na compra antecipada, por exemplo, brinde personalizado ou desconto sobre os produtos;

– Defina quais os meios de pagamentos disponíveis;

– Seja transparente na hora de organizar a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos;

– Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; “Isso gera a sensação de proximidade e de preferência”, diz nota do Sebrae.

– Use as redes sociais para venda antecipada;

“Em todas essas alternativas anteriores, é fundamental que todo o planejamento da venda antecipada seja debatido e definido junto à equipe. O engajamento dos parceiros é fundamental”, completa o Sebrae. (Fonte: Agência Brasil)

 

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