Saúde

Urologistas realizam a primeira cirurgia robótica de Mato Grosso

Mais precisa, menos invasiva e com recuperação menos dolorida. Essas são algumas das vantagens da cirurgia robótica, que foi realizada pela primeira vez na terça-feira (18), no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, por urologistas da Clínica Litocenter, que operaram um paciente com tumor de rim.

Um dos responsáveis pela cirurgia, o médico urologista Felipe Bouret, explica que o uso da nova tecnologia traz uma série de vantagens. “É uma cirurgia menos agressiva, menos invasiva, diminui o tempo de internação e recuperação, com menos dor no pós-operatório. Além do mais, o sangramento e o tempo da cirurgia são menores do que ocorre com as cirurgias por videolaparoscopia convencional”, explica.

Felipe Bouret detalha que a cirurgia robótica foi introduzida no Brasil em 2008, sendo a urologia a especialidade que está na vanguarda desse tipo de procedimento, principalmente, no tratamento do câncer de próstata e câncer de rim.

“Para os pacientes urológicos que moram em Mato Grosso, a possibilidade de realizar a cirurgia robótica é um avanço importante, porque não vão mais precisar se deslocar a grandes centros para realizar esse tipo de procedimento”, avalia o especialista.

Para o médico urologista Valter Gouvea, que também participou da cirurgia, a nova tecnologia tem outra vantagem que é a precisão do detalhamento da anatomia onde será realizada a intervenção.

“O equipamento possui lentes com visão tridimensional que possibilitam aumentar de forma considerável o campo de visão onde está sendo feita a cirurgia, e isso permite preservar estruturas, tecidos e músculos, retirando de forma precisa apenas o tumor do órgão”, destaca.

Gouvea exemplifica que a cirurgia robótica é importante para o tratamento do câncer de próstata, que é o segundo mais incidente nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Felipe Bouret e Valter Gouvea fazem parte do corpo clínico da Litocenter, que é o centro de diagnóstico e tratamento urológico pioneiro em Mato Grosso, com 30 anos de mercado, que conta com equipe de urologistas e mantem parceria com a assistência urológica no Hospital Santa Rosa. Da Litocenter também estão envolvidos com a realização de cirurgia robótica os médicos Rafael Amaral, Ricardo Juveniz, Carlos Bouret, Rubens Abreu e Thiago Rachid.

Com 103 robôs no Brasil, Cuiabá entra para o grupo de capitais que possuem a tecnologia. Já na quarta-feira (19) a equipe do grupo Litocenter realiza outra cirurgia inédita no Estado, de um paciente com câncer de próstata.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br