Esporte

Surfistas de elite da WSL homenageiam mulheres inspiradoras da história do esporte

No MEO Rip Curl Pro Portugal Apresentado por Corona – 3ª etapa do Championship Tour (CT), da World Surf League (WSL)–, que tem seu primeiro dia de janela nessa quarta-feira, 8 de março, os surfistas entrarão no mar de Peniche, no litoral português, com um objetivo extra além de competir. Eles celebrarão o Dia Internacional da Mulher usando lycras com o nome de uma atleta feminina inspiradora no esporte, independentemente da modalidade que ela pratica ou praticou. A campanha anual lançada pela WSL visa reforçar o seu compromisso com o movimento de igualdade para atletas femininas e esforço para inspirar as gerações futuras.

Cada surfista do Circuito Mundial (homens e mulheres) selecionou uma atleta feminina que os inspira para homenagear nas costas de sua camisa. Entre os brasileiros, o tricampeão Gabriel Medina escolheu a Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta, eleita a melhor jogadora de futebol do mundo por seis vezes. “Ela é muito corajosa e é a melhor do mundo. Tenho orgulho de Marta representar o Brasil tão bem.”, diz Medina.

Já o atual campeão mundial Filipe Toledo elegeu a atual campeã mundial de surfe, Stephanie Gilmore; e Miguel Pupo terá em sua camisa o nome da medalhista olímpica de tênis Luisa Stefani. “No ano passado, ela machucou o joelho e quando retornou, ganhou o primeiro evento que participou, na categoria de doublés. Eu a escolhi pela perseverança, passou por uma parte difícil na carreira e agora está de volta com tudo”, conta Pupo.

Para Yago Dora, a preferida é Hortência Marcari, considerada uma das maiores jogadoras femininas de basquete do mundo: “Sou muito fã de basquete, e assisti a alguns vídeos de Hortência jogando e é incrível como ela não errava nunca. Que inspiração”.

João Chianca escolheu a surfista e colega de competição Tatiana Weston-Webb. “Ela tem carinho por todo mundo, e sua decisão de representar o Brasil nas competições de surfe inspirou toda uma geração de surfistas no país”, diz o atleta. Por sua vez, Tati Weston-Webb também terá um nome inspirador estampado em sua lycra, de Beatriz Haddad Maia, tenista profissional brasileira. “Bia subiu muito no ranking no ano passado e é legal ver uma jogadora brasileira tendo sucesso em um esporte dominado pelas jogadoras da Europa. Além de que ela treinou tênis com meu tio e acabamos nos apoiamos nas redes sociais”, explica.

“Acredito que um dia ela possa ser uma das melhores de todos os tempos”, diz Samuel Pupo ao contar sua escolha por Rayssa Leal, skatista na categoria street, vice-campeã olímpica e campeã mundial de 2022. Entre os demais, Jadson André preferiu a tenista Victoria Barros; e Michael Rodrigues, a surfista brasileira Tita Tavares.

Haverá também ativações no local durante a competição para promover a mensagem. A WSL tem feito investimentos impactantes no progresso do surfe feminino. Desde 2019, concede prêmios em dinheiro iguais para homens e mulheres em todos os eventos pertencentes e operados pela WSL, tornando-se a primeira e única liga esportiva global com sede nos Estados Unidos a fazê-lo. A WSL também lançou o programa Rising Tides, em 2019, permitindo que jovens surfistas conheçam atletas do CT e compartilhem uma plataforma para explorar e aprender com seus heróis sobre como perseguir seus sonhos dentro e fora da água.

O MEO Rip Curl Pro Portugal Apresentado por Corona, 3ª etapa do CT em Peniche, tem prazo até o dia 16 de março e a competição será transmitida pelo site da WSL e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. No Brasil, todas as etapas do World Surf League Championship Tour também passarão ao vivo nos canais do SporTV e no Globoplay.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br