Economia

Mercado de casamentos acelera após 2 anos de retração

Um mercado bilionário, que passou por momentos de retração e paralisação durante a pandemia de covid-19 e, agora, tem retomado as atividades com expectativas. Assim tem sido o setor de casamentos no Brasil, que só em 2022 movimentou cerca de R$ 40 bilhões, conforme a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).

Olhando de forma macro para o mercado de eventos, os valores são ainda mais altos. A mesma entidade prevê um movimento de mais R$ 300 bilhões, chegando a mais de 300 mil eventos em todo o país.

Considerado o “mês das noivas”, maio chega mostrando que a pandemia ficou mesmo no passado e, agora, o que importa é planejar o futuro e ter estratégias mais ousadas para conquistar os consumidores.

“Foram tempos desafiadores, é verdade. É preciso lembrar que o setor de eventos foi um dos mais, se não o mais, afetado pela pandemia. Nos últimos meses mesmo ainda realizei eventos que haviam sido programados para os anos que vivemos enclausurados. O importante agora é entender as demandas e saber se as empresas terão fôlego”, relembra o empresário e CEO da Cia Sinfônica, Eduardo Carvalho.

Para Carvalho, no mercado há 30 anos, atualmente não basta que as empresas tenham sobrevivido à pandemia. “Oferecer serviços personalizados, com um toque diferenciado e que reflita a identidade dos noivos, pode ser uma excelente estratégia para se destacar no mercado de eventos em Mato Grosso. Isso pode incluir desde a escolha do local da cerimônia e da recepção, até a decoração, música, comida e bebida. É preciso estar um passo – ou muitos passos –à frente”, garante.

Além disso, é importante investir na qualidade dos serviços prestados, garantindo um atendimento de excelência e uma experiência única e inesquecível para os noivos e seus convidados. Isso pode incluir desde a contratação de profissionais experientes e qualificados até o uso de tecnologia de ponta para a realização dos eventos.

Vale lembrar que segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Casamentos.com.br, a região Centro-Oeste é uma das que possui as festas de maior investimento no país. “Taí um exemplo de oportunidade e saber se colocar no mercado. Ainda que seja um dado interessante, nem todos saberão aproveitá-lo. A dica, para mim, é saber se posicionar em um mercado tão competitivo quanto o de casamento e sempre ter um ou mais diferenciais. No fim, nunca é só sobre valores investidos, mas sim qualidade da experiência paga”, finaliza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br