Cultura

Teatro: a arte de viver

As inscrições para o vestibular da faculdade de Teatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) segue até o dia 10 de fevereiro no site da instituição. Conforme o diretor de teatro e dirigente da ONG Cena Onze, Flávio Ferreira, é a primeira turma e única da faculdade de Teatro feita em Mato Grosso. “Houve uma turma anterior {apenas uma}, porém formada em uma faculdade particular”, lembrou.

É um curso tecnólogo com duração de dois anos. Conta com a parceria do Cena Onze, Secretaria de Cultura do Estado, Unemat e da Associação dos Artistas Amigos da Praça ( Adaap). Segundo Flávio, estas quatro unidades se uniram para formatar essa faculdade.

As aulas começam no dia 6 de março, no Cine Teatro Cuiabá – espaço onde a MT Escola de Teatro funciona. As aulas presenciais ocorrem nas quintas e sextas-feiras à noite. Já no sábado e domingo-acontecem durante o dia.

Os interessados em concorrer a uma das 50 vagas vai pagar uma taxa de R$ 60,00. Já o curso é gratuito. O processo de seleção é dividido em duas etapas. A primeira delas, uma análise do material enviado pela ficha de inscrição; e a segunda, uma entrevista. “O interessado fará uma carta de intenções, que na prática é uma redação onde a pessoa dirá por que merece uma vaga no curso de teatro. Após este primeiro momento, há uma prova específica onde o candidato passará por uma banca de examinadores que irá identificar o perfil dos candidatos, bem como sua criatividade e potencial artístico. Sendo aprovado, vai para uma entrevista. Em seguida, a nota final”, explica o diretor de teatro.

O curso direciona o profissional para as seguintes áreas: Atuação, Direção Teatral, Cenário e Figurino, Dramaturgia, Iluminação e Sonoplastia. “Nesse contexto da matriz curricular, o aluno irá aprender, estudar tudo o que se refere ao teatro”, frisou Ferreira.

O mundo das Artes Cênicas é bem diversificado e o curso forma artistas completos. Para o dirigente da ONG Cena Onze, Flávio Ferreira, o curso de teatro não está focado apenas em formar atores, atrizes. Vai além de ensinar técnica de interpretação. “Possui uma formação ampla e capacita profissionais para atuarem em diversas áreas dentro do mundo dos espetáculos teatrais”.

A carreira é ampla e prevê funções diversas  “O fundamental para profissionais de Artes Cênicas é ter um coração generoso e ser muito estudioso”, observou o diretor de teatro.

As aulas serão ministradas por professores de Mato grosso, de outros estados e também do exterior. Todos tem mestrado e/ou doutorado na área de teatro. “Um corpo docente muito qualificado”, destacou Ferreira.

A experiência com a arte

As faculdades de Artes Cênicas podem ter objetivos diferentes. Algumas estão focadas em formar atores, outras buscam capacitar profissionais para trabalhar com cenografia, figurino, direção de espetáculos ou mesmo dar aulas de teatro.

O diretor de teatro Flávio Ferreira, 59, há 40 anos está inserido no meio cultural. A trajetória deste cuiabano ativo e irreverente começou no grupo de teatro Cena Onze.  “A minha história nas artes cênicas iniciou há 30 anos quando fundamos o grupo de teatro Cena Onze e na sequência montamos a companhia que se tornou uma Organização Não Governamental (ONG). E, foi a partir daí que começamos a realizar cursos de formação teatral”, lembrou o dramaturgo.

De acordo com ele, vale a pena investir em teatro e arte. “É um projeto de vida que trabalha com o sentimento, emoção. O teatro é uma ferramenta de educação.

Para aquelas que têm vontade, mas estão desmotivados, o diretor de teatro é enfático: “para fazer arte, cultura é fundamental ter o dom. Agora a decisão precisa passar sim por uma consciência política e social. Para ser artista precisa ter o comprometimento com mudanças sociais. Um teatro que leva à reflexão, um teatro que busca dividir emoções, principalmente com aqueles que não têm acesso à dramaturgia”, concluiu.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br