Cultura

‘O Santo Milagroso’

Alunos apresentam peça adaptada do livro de Lauro César Muniz

no teatro do Sesc Arsenal.

A peça “O Santo Milagroso”, uma adaptação do livro de Lauro César Muniz, fica em cartaz até domingo (6), às 19h, no teatro do Sesc Arsenal. Encenada pelos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Livre Porto Cuiabá, a obra busca levar o público a uma jornada emocional cheia de humor, drama, suspense e romance.

O Santo Milagroso narra a história cativante de uma pequena cidade do interior paulista, onde um fato inusitado aproxima um padre e um pastor. De repente, eles se deparam com dilemas morais e a necessidade de confrontar suas próprias crenças: Em quem, e quanto vale a pena confiar? Qual será a verdade? Até onde você iria por um amor?

Além disso, os personagens são desafiados a enfrentar suas diferenças e a encontrar força e esperança em meio à adversidade. A peça aborda temas profundos, como a fé, o poder da comunidade e a redenção pessoal, levantando questões que vão além do palco e ecoam em nossa própria vida.

O coreógrafo e professor de teatro Luciano Oliveira, explica que os ensaios se iniciaram há dois meses e que a produção da peça envolveu estudantes, pais e familiares, professores, funcionários, além de toda a comunidade escolar. A proposta do teatro curricular é proporcionar ao jovem uma jornada de crescimento que culmina no dia do espetáculo, momento em que deixa sua mensagem à sociedade.

“Temos que dar protagonismo aos jovens, desafiá-los a ter uma postura inteligente, crítica e sensível em relação a si mesmos, aos outros e ao mundo onde vivem. Quando são bem orientados, podem se tornar grandes líderes onde quer que estejam e atuar diretamente na construção de um mundo melhor e mais justo”, destaca Luciano.

Autor e obra

Lauro César Muniz é um dos mais talentosos e reconhecidos autores da dramaturgia brasileira. Entre suas obras mais aclamadas, destaca-se “O Santo Milagroso”, uma peça que desafia a fé e questiona os limites da crença. A principal característica de sua escrita é a profundidade psicológica de seus personagens que leva o leitor a se conectar intimamente com as histórias e reflexões. O autor ganhou inúmeros prêmios, como o Troféu Imprensa e o Prêmio Shell de Teatro.

Sobre o teatro

Realizado desde 1995, está incluso no currículo escolar no 8º e no 3º ano do ensino médio da escola, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional, com a proposta de desenvolver nos jovens a busca por um ideal. Por meio do teatro, também é possível vivenciar conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade.

Algumas peças já encenadas pelos alunos da Escola Livre Porto Cuiabá:O Caixeiro da Taverna – adaptação da obra de Martins Pena e Turandot – adaptação da peça de Giuseppe Adami (2022);Um inimigo do Povo – de Henrik Ibsen (2019); Este Ovo é um Galo – Lauro César Muniz (2018); Estado de Sítio – Albert Camus (2017); A Revolução dos Beatos – Dias Gomes (2016); A Pena e a Lei – Ariano Suassuna; O Truão Panfalão – Nikolai Leskov (2015); A Invasão – Dias Gomes (2014), A Comédia dos Erros, de Shakespeare (2014) etc.

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br