Cultura

“Em tempos de pandemia o poder curador da música se potencializa”

Para o maestro e compositor Carlos Taubaté, a música é a medicina, a cura da alma. “Se normalmente a música já traduz a ressonância no bem estar das pessoas, imagina em uma realidade pandêmica onde esse poder curador da música se potencializa”, observa o regente de corais.

A vida tem trilha sonora e o coral faz parte dela. “Erga, mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora, basta acreditar que um novo dia vai raiar, sua hora vai chegar”. Esse é o refrão da música “Tá Escrito”, escolhida pelos corais do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e da Assembleia Legislativa (ALMT) para o novo clipe musical, gravado em alusão ao Carnaval atípico de 2021.

O regente e diretor artístico do Coral do TCE-MT, maestro Carlos Taubaté, explicou que a opção pela música de Xande de Pilares, Gilson Benini e Carlinhos Madureira levou em consideração o momento pelo qual passa o país em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O Carnaval é talvez a nossa mais importante e alegre festa popular e, nesse ano, infelizmente não pudemos viver da forma que sempre o fizemos. Então, nossa intenção foi tentar preencher essa lacuna, com um samba extremamente alegre e positivo, trazendo um alento aos servidores e à população em geral”, declarou o maestro.

Este é o 4° videoclipe gravado pelo Coral do TCE-MT desde o início da pandemia, o 3° em parceria com o Coral da ALMT, com o intuito de levar uma mensagem de esperança e solidariedade à população. A gravação é feita individualmente por cada coralista em sua residência, recebendo posteriormente a produção da mixagem musical e trilha instrumental.

“O canto coral faz parte da formação do patrimônio auditivo do músico”, observa o maestro. A prática do canto coral  contribui não só para o desenvolvimento musical, como também social e intelectual. Mas mais que uma válvula de escape para o estresse, a música pode trazer outros benefícios. A voz humana, em si, se presta mais do que qualquer instrumento musical para a transmissão de mensagens que envolvem temas com aspectos cruciais da existência humana: vida, amor, sofrimento, alegria, morte”, disse Taubaté.

Ao ser indagado se a música coral facilmente cria ressonâncias com o público, Taubaté responde sem titubear. “Eu percebo que a música vocal tem sempre mais ressonância que a meramente instrumental, principalmente por conta da voz humana que é sempre mais calorosa. Além disso, a literatura que se soma à música para compor esse objeto de arte de expressão artística”. Ressalta ainda o impacto do coletivo de vozes na sociedade e o retorno dessa composição.

Como já dizia Nietzsche: A vida sem música seria um absurdo.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=E8lJRj6wUGg

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br