Cotidiano

Um despretensioso bate papo sobre etiqueta

Sonia Frandsen, 81, paulista, reside há 51 anos em Cuiabá, inclusive com título de cidadã cuiabana. Logo no início, bem como ao longo da entrevista é perceptível e determinante a admiração, satisfação e orgulho que Frandsen sente por Cuiabá e sua gente. Professora primária de formação, dedicou sua trajetória a arte da decoração de festas,  casamentos e outros eventos.  Ao longo de 20 anos comandou um buffet de festas infantis em Cuiabá. Sonia foi uma personagem atuante nos grandes e memoráveis eventos da capital na década de 70. No sábado, 31/7, Sonia estará na Igreja Batista da Paz falando sobre Etiqueta. Serão mais dois dias de curso no decorrer do mês de agosto. Confira a entrevista!

Blog da Condessa – Quando e como você começou a se interessar por etiqueta?

Sonia Frandsen – Desde muito jovem. Sou filha única. Meus pais sempre foram muito atenciosos e presentes na educação em todos os níveis. Desde comportamento à mesa, situações sociais, entre outros. Sempre me orientando, corrigindo. Na sequência, meus padrinhos, em São Paulo,  que perceberam minha disposição e vontade em aprender me incentivaram muito. Foram extremamente dedicados em me ensinar. Ali, convivi com a elegância e bom gosto. Pessoas educadas e muito distintas. Ele médico e ela uma pessoa extremamente prendada.  Da época que se aprendia de tudo um pouco. Desde prendas domésticas a cozinhar, a por uma mesa, a ser anfitriã. Assimilei o máximo que pude naquele ambiente favorável  e tomei gosto pelos bons modos, educação à mesa e em situações sociais.

Blog da Condessa – O que será ensinado em seu curso de etiqueta?

Sonia Frandsen-  Será um curso mais prático do que técnico. Quero enfatizar a casa. O cuidado, em especial a mesa. Se antes da pandemia as coisas já não estavam bem, agora só piorou. As pessoas fazem as refeições na sala de TV, no quarto, de qualquer jeito. O pouco de discernimento que havia, ficou para trás. A casa é para se cultuar o que há de bom no convívio familiar como por exemplo fazer refeições juntos , quando possível, e à mesa.  Usar e valorizar tudo o que se tem todos os dias. Uma mesa bem posta, alegre e bonita é muito importante. Já o uso de celular à mesa, será um capítulo a parte. Jamais levar celular à mesa quando se vai à casa de alguém. Isso é uma grosseria sem limite. Também irei abordar as regras básicas de educação

Blog da Condessa – Na sua opinião, o que é sinônimo de elegância e boas maneiras?

Sonia Frandsen – Elegância é o menos. O mais é menos. Não necessita de roupa cara e de marca. O importante é ser elegante no sentar, no se comportar, no falar, no comer.

Blog da Condessa – Qual a postura adequada para lidar com as redes sociais?

Sonia Frandsen – É não expor muito a sua vida e nem da sua família.  Não falar palavrões. Não escrever barbaridades. Não polemizar tudo.

Blog da Condessa – O que você considera ter uma atitude educada no mundo digital?

Sonia Frandsen – Ser educada é não invadir a privacidade do outro.

Blog da condessa – E quanto ao uso de celular de forma inoportuna? Tipo à mesa, em reuniões de amigos e familiares, entre outros?

Sonia Frandsen – Em situações sociais é importante direcionar a sua atenção apenas para uma pessoa, sem checar o celular ao mesmo tempo. O mau uso do celular está acabando com todos os princípios, valores de família, de boas maneiras, de educação. Não há mais diálogo a mesa. O vínculo familiar está sendo partido. Não se compartilha vida, celebrações, conquistas. Acredito que o celular acrescenta muito, mais creio que atualmente tira talvez muito mais. Está tirando o princípio do Cristianismo que é em primeiro lugar, Deus. Hoje em primeiro lugar é o celular.

Blog da Condessa – Etiqueta à mesa. O que é imprescindível saber?

Sonia Frandsen – Os bons modos. Saber sentar e se posicionar. Comer sem desespero.

Blog da Condessa – Para você o que é ser uma pessoa chique, elegante?

Sonia Frandsen – A elegância hoje está muito comprometida. Pra mim elegante é a pessoa que sabe entrar e sair de um lugar sem cometer deslizes. Sem excessos.

Blog da Condessa – Falar alto é de mau gosto?

Sonia Frandsen – De péssimo mau gosto. Falar alto, gesticular demais. Tudo que é muito é menos. As pessoas discretas podem ser alegres e exuberantes com jeito. Você tem que ser notada pela sua delicadeza, comportamento e não pelo excesso. A propósito,  vivemos em mundo de excessos e exposição.

Blog da Condessa Existe um comportamento adequado para cada situação?

Sonia Frandsen – Ser convidada para qualquer evento ou situação considero uma deferência. Em primeiro lugar acho essencial valorizar o convite que lhe foi feito, pois poderia ser para outra pessoa. Como você valoriza: priorizando e se apresentando com discrição, com educação e bons modos.  Também é relevante agradecer com um telefonema, a gentileza de levar uma flor, uma bebida ou o que quer que seja que irá agradar o seu anfitrião. Não é o valor do objeto, mas sim o gesto, a delicadeza do ato, a lembrança, o carinho. Hoje as pessoas acham que basta agradecer pela internet, não! Faça um cartão escrito a mão juntamente com o que for enviar. Certamente o efeito será outro. Isso sim é ser elegante. Seguir as normas de etiqueta é respeitar as pessoas. As crianças, os jovens precisam de uma orientação. Está bem complicado. As boas maneiras hoje são uma raridade.

 Blog da Condessa -Qual a sua experiência na área?

Sonia Frandsen – Durante 20 anos convivi com jovens e crianças. Assimilei aprendizado e observei comportamentos. Acho que tenho know how. Além disso estive presente, experimentei e trabalhei em grandes eventos realizados em Mato Grosso. Tive a oportunidade de conviver com presidente da República, governadores , senadores e só dei e extrai o melhor das relações sociais.

Serviço

Curso de Etiqueta gratuito

Dias: 31/07 – 08 e 14 de agosto

Horário: das 15 às 17h30

Local: Igreja Batista da Paz Cuiabá – Av. Agrícola Paes de Barros, Nº 1628 · (65) 3637-8624

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br