Uncategorized

O protagonismo da população negra e quilombola

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Coletivo Negro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza nesta sexta-feira (18) a “Celebração da Consciência Negra: 20 de novembro – Resistir, existir e ocupar para transformar”. O evento começa a partir das 8h no auditório da ADUFMAT; no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT – MACP e no Hall do Centro Cultural da universidade federal e tem previsão para acontecer durante todo o dia.

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares e é uma homenagem a essa figura histórica que virou símbolo de resistência. O evento busca por meio de rodas de conversas, visita guiada à exposição artística, oficina de siriri, mostra, feira e show evidenciar o protagonismo da população negra e quilombola nos contexto interculturais brasileiros.

Assim como as reuniões, as formações e as atividades culturais são ofertadas para toda a sociedade: pesquisadores; educadores; estudantes; militantes de movimentos sociais e do movimento social negro.

A programação começa às 8h no auditório da ADUFMAT com roda de conversa sobre vivências quilombolas. Às 10h30 no Museu de Arte e Cultura Popular – MACP haverá uma visita guiada com artistas negras e negros da Exposição “À Flor da Pele: Arte Negra no Museu”. Às 14h Hall do Centro Cultural da UFMT acontecem oficinas de danças afro-brasileiras e quilombolas – Siriri.

No mesmo horário, as 14h Estacionamento do Centro Cultural da UFMT tem mostra e feira de artesanatos, arte e culinária de juventudes negras e quilombolas e as 19h tem roda de samba no estacionamento da UFMT.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br