Saúde

Unimed Cuiabá celebra um ano de implantação dos leitos de UTI

Os bons resultados do trabalho da equipe multidisciplinar são sentidos e mensurados desde a abertura da unidade no Hospital Santa Helema.

As comemorações de um ano de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Unimed Cuiabá no Hospital Santa Helena começaram no último dia 23, com a apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, na recepção do hospital. O evento foi realizado para colaboradores e seguiu todas as medidas de biossegurança. Houve ainda entrega de “café da manhã individualizado na caixa” para os colaboradores da UTI Unimed Cuiabá e sorteio de brindes para os presentes. O evento abriu as ações comemorativas que se estendem até sexta-feira (27) e envolvem cooperados, colaboradores, pacientes e familiares.

Os dez leitos da UTI, foram implantados durante uma das piores altas de casos Covid-19 no estado, em agosto passado. Embora não seja utilizada exclusivamente para Covid, de acordo com o coordenador, responsável técnico da Unidade, Dr. Sandro Franco, os leitos foram imprescindíveis durante os picos de casos. “Nesse primeiro ano tivemos resultados muito bons, com muitos pacientes salvos e mortalidade muito baixa. Trabalhamos com três médicos em visitas diárias que discutem cada caso e definem o melhor tratamento”, explica o médico cooperado.

Os bons resultados do trabalho da equipe multidisciplinar são sentidos e mensurados desde a abertura da Unidade. De acordo com o sistema EPIMED SOLUTIONS, a taxa de mortalidade esperada em junho/21 seria de 11,16% (SAPS3), a unidade obteve 2,78%. Outro importante dado é o tempo médio de internação em uma unidade de terapia intensiva que, varia entre 7 e 14 dias, e na UTI Unimed Cuiabá é de 5,68.

A excelência no atendimento e zelo com o paciente foi sentido pelo sr. Amâncio Correia de Brito. Ele foi o primeiro paciente recebido na Unidade, sendo diagnosticado com problemas cardíacos. Passou por tratamento ao longo de cinco dias, sendo 3 na UTI e 2 no quarto. “Já estive internado em três lugares, mas para mim esse lugar foi o melhor. Fui muito bem tratado.”

Para o gerente da Fisioterapia, Fábio Simões Silva, a Unimed Cuiabá valoriza o serviço de Fisioterapia. “Temos uma equipe de dez fisioterapeutas que atendem os pacientes 24h. A Unimed Cuiabá valoriza e nos dá autonomia para trabalhar. Esse serviço personalizado da UTI foi um divisor de águas para a Fisioterapia”, diz o profissional.

A enfermeira Inaê Carvalho, que trabalha na UTI desde o primeiro plantão diz que UTI é sempre um desafio, mas que com a estrutura disponibilizada pela Unimed Cuiabá, “é só colocar a experiência em prática e junto com a equipe desenvolver um trabalho de excelência”.

No que se refere a estrutura o diretor-presidente da Unimed Cuiabá, dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr., sintetiza que a abertura da unidade durante a pandemia representou o atendimento humanizado e o jeito de cuidar, marcas do Sistema Unimed. “O investimento humano e logístico da Unidade foi de extrema necessidade no momento pandêmico, em que a falta de leitos era uma realidade. A Operadora buscou o que há de melhor para promover o cuidado, primando por uma equipe multidisciplinar alinhada, que propicia a recuperação e o retorno tranquilo dos pacientes às suas famílias. Essa é a marca da Unimed Cuiabá.”

 Banda da PMMT 

O Corpo Musical da PM-MT foi convidado para animar um pouco a vida tão corrida dos colaboradores da UTI Unimed Cuiabá e do Hospital Santa Helena. Eles se revezaram para prestigiar os nove integrantes do Núcleo Popular da banda. O 1º Sargento Claudinei, responsável pelo grupo musical explicou que o Núcleo é uma frente de trabalho criada para se apresentar ao público em geral e tocar os sucessos mais populares nas rádios.

De acordo com o sargento, o corpo musical tem 129 anos de existência e é composto por 56 integrantes que se revezam nas apresentações. A de hoje contou com a presença do quarteto de saxofonistas.

“Estamos felizes pelo convite e honrados por sermos essa ferramenta de integração entre PM, Sociedade e Iniciativa Privada”, explica sargento Claudinei, que contou que em três meses, o perfil oficial da banda da PM (@corpomusicalpmmt) em uma rede social, passou de cinco para 90 mil seguidores, de todo o Brasil. “Com os vídeos sendo reproduzidos por artistas nacionais, um deles, o Gustavo Lima”, comemora o policial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br