Saúde

“O maior desafio no tratamento da obesidade é o estilo de vida e o estado emocional”

O médico nutrólogo e clínico geral, doutor Waldirson Coelho, é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em nutrologia médica, pós-graduado em medicina estética e autor do livro “Emagreça! – Manual prático com informações atuais para emagrecer e melhorar a saúde”.  Atua há mais de 25 anos na área de saúde preventiva, nutrologia e estética. A evidência e o sucesso de seu trabalho vêm se destacando a cada dia pela suavidade e naturalidade dos seus resultados. Confira, a entrevista!
Blog da Condessa – Quais as técnicas e medicamentos que o senhor utiliza em sua clínica no tratamento estético e da obesidade?

Waldirson Coelho – Na Clínica Silhueta estamos sempre nos atualizando em técnicas mais modernas e recentes no tratamento da obesidade e estética, visando o bem estar e a saúde. O objetivo é também adequar o custo à situação de cada paciente. Não temos como listar aqui todos os nossos tratamentos. Mas, resumindo, na obesidade temos tratamento medicamentoso e não medicamentoso, acompanhado com tratamentos estéticos. Temos nutricionistas com experiência em tratamento do excesso de peso e aparelhos como a bioimpedância, skulpt, calorimetria indireta para acompanhamento e auxílio do diagnóstico. Em estética a silhueta conta com tratamento como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, sculptra, fios de PDO e peelings. Já para o tratamento de rugas de expressão, flacidez facial e corporal, oferecemos o procedimento revitalização cutânea, além de várias outras aplicações.

Blog da Condessa – Comente, por favor, sobre o seu livro “Emagreça”. Qual foi o objetivo principal para escrevê-lo?

Waldirson Coelho – O livro Emagreça publiquei em 2002 e nessa época tínhamos um foco no emagrecimento com redução de carboidratos, nele comentamos sobre as principais causas da obesidade e seu tratamento. No livro temos parceria com nutricionista e preparador físico que escreveram os capítulos sobre dieta e exercícios físicos mais adequados para emagrecimento. Os carboidratos ainda são os vilões da obesidade. Seu excesso na alimentação e a não adequação ao seu metabolismo descontrolam seus hormônios, como a insulina.

Blog da Condessa – Quais os desafios hoje para tratar a obesidade?

Waldirson Coelho –  O maior desafio no tratamento da obesidade é o estilo de vida (sedentarismo) e  o estado emocional, (ansiedade, depressão, estresse). Além disso, vimos hoje, por conta do emocional, o uso de medicamentos que aumentam o apetite, o uso indiscriminado de corticoides e substâncias potencialmente estimulantes do apetite.

Blog da Condessa – Quando é o momento de procurar ajuda profissional?

Waldirson Coelho – A ajuda profissional deve ser procurada assim que você sente que perdeu o controle da sua saciedade e da sua ansiedade.

Blog da Condessa – Como os pais podem ajudar as crianças a conquistarem um peso saudável?

Waldirson Coelho – A educação alimentar e a mudança de estilo de vida devem ocorrer o mais cedo possível, pois sabemos que o ambiente é fator de gatilho para obesidade. Existem crianças que tem uma genética para a obesidade e ela começa cedo em algumas delas. Crianças obesas na infância tendem a ser obesos na idade adulta. Existe sempre uma esperança por parte dos pais que com o crescimento da criança ela vai emagrecer, mas isso é um ledo engano. Cada vez mais o sedentarismo, o estímulo da televisão e do computador tem contribuído para a obesidade na infância.

Blog da Condessa – Obesidade é uma doença e não de uma escolha de vida?

Waldirson Coelho – A obesidade é considerada uma doença e tem que ser tratado como tal, com acompanhamento multidisciplinar (médico, nutricionista, preparador físico e psicólogo) e mudanças de estilo de vida.

Blog da Condessa – A terapia ortomolecular avalia e trata os pacientes de forma individualizada?

Waldirson Coelho – A terapia ortomolecular ou prática ortomolecular é um tratamento antigo e já mudou de nome hoje com termos como biomolecular, terapia integrativa, prática ortomolecualar, entre outros. O conceito veio do Dr. Linus Pauling, prêmio nobel de medicina. O que temos que frisar é que quando fiz medicina, as vitaminas e minerais não eram valorizados no tratamento e nem na prevenção de doenças. Após o conceito de radicais livres como fator de doença ser difundido nos livros de medicina e a descoberta que as vitaminas e minerais podem neutralizá-los esses nutrientes foram valorizados, e certas vitaminas como a vitamina D3 e o zinco com a COVID-19 foram até hipervalorizados. Os radicais livres foram descobertos pela medicina ortomolecular antes da medicina tradicional, hoje não reconhecem isso. O tratamento ortomolecular veio resgatar a medicina integral do paciente vendo ele como um ser humano individual, único, com uma individualidade metabólica própria. Não baseado em protocolos únicos, e sim individual.

Blog da Condessa – Há o paradigma de que envelhecimento é igual a adoecimento. Existe um ponto de equilíbrio nesse processo?

Waldirson Coelho – Existem dois termos para o envelhecimento: senilidade e senescência. A senilidade é o envelhecimento com doenças associadas e a senescência é o envelhecimento não associado a doenças. O envelhecimento é sempre associado a degeneração do nosso sistema orgânico, com perda de massa muscular e óssea, perda da vitalidade das cartilagens, entre outros. Desde que estas perdas não sejam aceleradas e não caminhem com outras doenças como hipertensão, diabetes, doenças reumáticas, podemos dizer que esta é senescência. Quanto mais cedo você inicia a se cuidar, mais potencial para envelhecer saudavelmente.

Blog da Condessa – Sinônimo de longevidade saudável é?

Waldirson Coelho – Longevidade advém de inúmeros fatores orgânicos que devem estar sob controle. A prevenção sempre deve ser o objetivo principal para se conseguir o equilíbrio necessário. Prevenção não é fazer exames para saber se está doente, e sim ver sinais de possível adoecimento com exames, anamnese, indicadores genéticos, fatores de gatilho para adoecimento, evitar sedentarismo, evitar fumar, evitar beber bebidas alcoólicas, manter o peso, entre outros.

Blog da Condessa – Na prática, como age a medicina aliada à ortomolecular?

Waldirson Coelho – Na prática procuramos por sinais e sintomas que possam ser gatilhos para as doenças. Atuamos na prevenção através de exames específicos e estudo dos hábitos de vida, doenças pre-existentes, controle dos fatores emocionais, do estress. Usando da suplementação vitamínica, mineral e de nutrientes com potencial antioxidante para tentar dar uma melhor qualidade de vida ao paciente. O assunto é muito extenso não tendo como abordar tudo por aqui. 

Blog da Condessa – Todas as pessoas podem se beneficiar com a ortomolecular?
Waldirson Coelho –
 Sim, todas as pessoas. Não importa a idade. Devemos entender que a prática é uma aliada à prevenção de doenças e a melhor qualidade de vida aos que já estejam com algum tipo de doença.

Blog da Condessa – Em que fase da vida a pessoa deve iniciar o tratamento?
Waldirson Coelho-
  O mais cedo possível. Como referência, a nossa degeneração começa em torno dos 35 anos  de vida. No entanto, isso não indica que se você começar com uma idade mais avançada não terá algum beneficio. Todos se beneficiam, em graus diferentes, mas sempre há algum ganho.

Blog da Condessa –  O que a terapia ortomolecular pode fazer na luta contra o envelhecimento?
Waldirson Coelho-
 Pode ter bastante benefício, já que o envelhecimento vem por nossa degeneração natural e por doenças associadas, aumento dos radicais livres e a glicação ( processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos unem-se a uma proteína, fazendo com que ela não consiga mais desempenhar seu papel no organismo, perdendo sua função biológica e tornando-a tão prejudicial quanto os radicais livres.), que podem ser combatidas com estratégias específicas. Tudo isso associado ao tratamento tradicional.

Blog da Condessa – Muito se fala em dieta ortomolecular. Em que consiste? A questão é empregá-la para perder peso?
Waldirson Coelho-
 A dieta ortomolecular é somente um termo, uma nomenclatura, e se diferencia da dieta tradicional pelo seu enfoque nos micronutrientes e no uso de alimentos funcionais para combate aos radicais livre e agentes glicantes. O emprego dela é o mais variado possível,e no emagrecimento sempre ajuda.

Blog da Condessa – A ideia é combater os radicais livres, que seriam responsáveis pelo aparecimento de doenças e pelo envelhecimento do organismo?

Waldirson Coelho-  Não só os radicais livres, mas também os agentes glicantes que estão presentes em vários alimentos, principalmente as frituras.

 ** Dr. Waldirson Coelho- Nutrólogo e Clínico Geral CRM 2277/MT – Clínica Médica (RQE:2270) Nutrologia (RQE:675)-Estética – Fone: (65) 3624 9588 e 98151 0109

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br