Política

“Cidadania é sinônimo de participação, aproximação, inclusão e unidade”

Em entrevista ao Blog da Condessa, a diretora da Assembleia Social e do Teatro Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira, falou sobre o “Arte e Cultura Mato Grosso’, programa exibido pela TVAL para garantir renda emergencial a artistas, já que as atividades deles foram as primeiras suspensas – dada a capacidade de aglomeração – e conteúdo cultural para a sociedade, entre outros assuntos. Confira, a seguir, a entrevista na íntegra.

Blog da Condessa – A Assembleia Social prioriza ?

Daniella Paula.- A Assembleia Social, antiga Sala da Mulher, é um braço social da Assembleia Legislativa do Estado  de Mato Grosso que visa a promoção social e discutir políticas públicas para pessoas em vulnerabilidade. No formato anterior atendíamos mais mulheres, pensava-se políticas públicas e tentava atender especificamente mulheres. Já a partir do momento que virou Assembleia Social, um pedido do atual presidente da ALMT – deputado Eduardo Botelho, conseguimos então estender mais o nosso trabalho. Sendo assim hoje atendemos pessoas, regiões em vulnerabilidade através de mutirões sociais, cursos de capacitações e das próprias propostas de leis para mesa diretora.

Blog da Condessa – Cite algum projeto importante em ação.

Daniella Paula. -Atualmente estamos com um projeto chamado Arte e Cultura Mato Grosso, um programa que está indo ao ar na TVAL (30.1) todos os sábados às 15hs e com reprise aos domingos às 15 e 20hs . O teatro é um equipamento cultural da Assembleia Social. Hoje eu faço a direção da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Esse projeto foi pensado com o intuito de poder proporcionar uma renda aos artistas em vulnerabilidade que vivem somente da arte, bem como levar um pouco mais da nossa arte e cultura ao conhecimento do público em geral. O projeto do Arte e Cultura Mato Grosso está atendendo com cachê os artistas em vulnerabilidade com rotatividade de apresentadores pra que também possamos atender um grupo maior. Temos ainda uma banda composta por quatro pessoas , cujos artistas viviam unicamente de trabalho em bares , tocando à noite e que nesse momento estão conseguindo através do programa um meio de sobrevivência. Ele é o que está decorrente, é o que está sendo possível fazer com todos os cuidados necessários por conta da pandemia. Mas, temos diversos projetos nesses anos todos que estamos à frente da direção de ambos (Teatro e Assembleia Social).

Blog da Condessa – Há ações, eventos já planejados pela Assembleia Social para o próximo ano?

Daniella Paula – Para 2021 a ideia é realizar os mutirões sociais que não foram possíveis este ano por conta da pandemia e estender os nossos cursos de capacitação

Blog da Condessa – Cidadania é sinônimo de?

Daniella Paula – Participação, aproximação, inclusão, unidade. Sendo assim, buscamos levar esse acolhimento, dignidade, humanidade através das capacitações, dos mutirões. Também foi través do contato com a periferia, comunidade, municípios distantes, zona rural, quilombola, áreas indígenas que nós desmistificamos a Assembleia enquanto órgão distante.

Blog da Condessa – Qual a relevância do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros?

Daniella Paula – Hoje eu considero como o teatro mais solidário do nosso estado. 99% das nossas pautas são de cunho social. Você leva um quilo de alimento não perecível e assiste uma peça de teatro, um show, uma palestra, uma capacitação. Atualmente ele é  não somente o braço cultural mais importante como também de transformação social e eficácia pública, pois fazemos cultura e levamos solidariedade. Essa união de arte e solidariedade é a principal relevância do Zulmira Canavarros.

Blog da Condessa – De que forma o Zulmira Canavarros é acessível?

Daniella Paula- Por exemplo: um grupo de teatro da periferia consegue se apresentar no palco do maior teatro do estado e também se consegue levar ballet de Kiev em troca de 1 litro de leite não perecível. Ou seja, um espeço extremamente acessível para todo mundo. Por exemplo, uma escola da periferia pode fazer um agendamento escolar para levar um grupo de alunos até o teatro. Nós dispomos o ônibus, o projeto, com a peça de teatro, com a proposta lúdica. Também temos uma parceria com o Ciranda Mundo que faz seus ensaios abertos para alunos de escolas públicas. E assim, seguimos na tentativa de alcançar todos os públicos de maneira unânime.

Blog da Condessa – O teatro atende todos os públicos?

Daniella Paula – O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros atende sim todos os públicos, desde crianças de creches até terceira idade em parcerias com grupos de corais, além de atender o legislativo com audiências públicas no teatro, com importantes discussões como foi com a Lei Maria da Penha com a presença da Penha no ano passado.

Blog da Condessa – Devido a pandemia, certamente a agenda cultural foi interrompida , bem como demais atividades. Na sequência, há planejamento de ações, projetos?

Daniella Paula – Todas as nossas pautas foram canceladas e provavelmente a atividade do teatro com o público será a última a retornar. No entanto, como ocupação do palco do Zulmira nós estamos fazendo Arte e Cultura Mato Grosso que tem sido muito bem  aceito pelo público, bem como atendido os artistas nesse momento de dificuldades.

Blog da Condessa – O espaço conta com quantos lugares?

Daniella Paula – O teatro conta com 769 lugares, sendo o maior do estado, e temos áreas reservadas para deficientes físicos.

Blog da Condessa – A Assembleia Social tem forte atuação no reconhecimento e incentivo a novos e consagrados talentos, na promoção da cidadania e do acesso à leitura, à história e a diversas manifestações artísticas?

Daniella Paula – Temos propostas de criação de bibliotecas, brinquedotecas. Conseguimos também realizar em parcerias com associações de bairros o curso de reforço pedagógico onde se oferta a professora que se desloca até a periferia, oferecemos o kit material, o lanche. Além de cursos para professores, capacitações em escolas públicas e diversos outros projetos que fomentem a cultura, a arte e a educação. O tripé que acreditamos necessário para transformar uma sociedade mais justa, bela e igualitária.

 

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br