Mundo

UFMT concorre a prêmio internacional de podcasts

_My RØDE Cast 2020 vai premiar podcasts do mundo todo com 150 mil dólares em equipamentos, pacotes de áudio e softwares_


O Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast) da UFMT foi selecionado para o Prêmio My RØDE Cast 2020 para concorrer a equipamentos e assinaturas de softwares da empresa norte-americana. Neste ano, o prêmio irá destinar o valor de 150 mil dólares a produções do mundo todo para o prêmio principal e o segundo lugar selecionados por jurados e a escolha popular em voto realizado na plataforma da empresa. O Vida em Quarentena, produzido por estudantes da UFMT é o único brasileiro que atua dentro de uma universidade pública.
Para votar no projeto da UFMT é só entrar no link (https://www.myrodecast.com/listen/entry/3142) e clicar em “Vote Now”. Após isso é preciso fazer o login via e-mail ou Facebook para confirmar o voto. Segundo o professor do Departamento de Comunicação, Luãn Chagas, que coordena o projeto, essa será uma oportunidade de mostrar o trabalho e tentar angariar recursos para as atividades. “Todos sabemos da situação que temos enfrentado na universidade pública nos últimos anos, faltam equipamentos, softwares e recursos e temos buscado em diferentes editais, prêmios e outras oportunidades, a saída para produzir”, destacou.
Atualmente, o projeto produz o Vida em Quarentena, um podcast feito de dentro de casa que relata as histórias do período de isolamento dentro e fora do Brasil. A primeira temporada contou com seis episódios do podcast narrativo que está disponível em diferentes plataformas. Além disso, toda a produção também foi transformada em reportagens de dois a três minutos que são enviadas as emissoras de rádio da capital Cuiabá e do interior de Mato Grosso. Nestas regiões, chamadas de desertos noticiosos, a cobertura local é prejudicada pela falta de condições estruturais de acesso a informações sobre a pandemia.
“Levar os áudios e reportagens para emissoras de rádio de dentro e fora do Estado é fundamental para chegarmos a diferentes plataformas, não somente nos aplicativos de podcast, mas também a emissoras de rádio que muitas vezes são a única forma de acesso às informações para muitos povos e comunidades do interior do país”, explicou o professor Luãn Chagas.
A segunda temporada do Vida em Quarentena está sendo planejada e entre as pautas está o debate sobre os impactos da Covid-19 em povos tradicionais. Indígenas, quilombolas e ribeirinhos, por exemplo, são alguns dos povos afetados nos três biomas de Mato Grosso: a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado.

O Comunicast nas redes sociais:
Instagram – https://www.instagram.com/comunicastufmt/
Twitter – https://twitter.com/ComuniCastUFMT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br