Mundo

Já fez as malas?

Os 20 países com mais brasileiros no mundo. Cerca de 3 milhões de brasileiros vivem, hoje, fora do país. A busca por melhores condições de vida, principalmente pela questão econômica, é uma das maiores motivações a tomarem esta decisão, sobretudo após a crise de 2014. Além disso, a falta de segurança decorrente dos problemas políticos e sociais também é um fator de grande relevância que levou e continua levando os brasileiros a emigrarem. Confira abaixo os países de maior população brasileira no mundo.

Como todos já sabem, o destino mais procurado é o EUA!

Estados Unidos

Mais de 1 milhão de brasileiros residem nos Estados Unidos, segundo informações do Itamaraty. As maiores concentrações deles estão na Flórida, em Nova York, Massachusetts, Nova Jersey, Connecticut, Geórgia e na Califórnia. A maioria toma a decisão de deixar o Brasil para ir em busca de melhores condições de vida, mais segurança no dia-a-dia, maiores possibilidades de emprego, e a busca pelo tal “pé-de-meia”, com o objetivo de retornar ao país com mais estabilidade financeira.

Paraguai

Estima-se que lá há cerca de 350.000 brasileiros, ou brasiguaios (como são chamados os brasileiros ou descendentes de brasileiros que residem no Paraguai), principalmente nas áreas que fazem fronteira com o Brasil. A maior cidade e capital do Paraguai é Assunção, cuja região metropolitana abriga de cerca de um terço da população do país, que conta com uma população estimada de 850.000 habitantes. Levando-se em conta a população das cidades que circundam a capital, a chamada “Grande Assunção” (San Lorenzo, Lambaré, Fernando de La Mora, Roque Alonso, Luque, Villa Elisa, entre outras), o total supera dois milhões de habitantes.

Japão

Há uma quantidade significativa de brasileiros no Japão, que são principalmente descendentes dos imigrantes japoneses que foram em busca de trabalho. Um grande incentivo para esse fluxo, além de melhores salários, é a lei de controle de imigração do Japão que permite a entrada de famílias de descendentes de imigrantes japoneses até a terceira geração. “No início do século 20 os japoneses vieram para o Brasil e depois de quase um século, na verdade a partir de meados da década de 1980, seus descendentes, filhos e netos, começam a ir para o Japão novamente”, diz a professora Elisa Massae Sasaki, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Reino Unido

Entre os brasileiros no Reino Unido estão os imigrantes nascidos no Brasil e seus descendentes nascidos no Reino Unido. O número de brasileiros no país aumentou quase 700% entre 1991 e 2009. Eles começaram a ir para o Reino Unido em quantidades significativas a partir da década de 1980, principalmente com o objetivo de estudar, mas quando chegaram alguns descobriram que a diversidade étnica e cultural das grandes cidades (em particular Londres) oferecia mais oportunidades profissionais.

Portugal

Em 2015, mais 160.000 brasileiros residiam em Portugal, sendo 118 mil na Região de Lisboa, enquanto outros 270 mil luso-brasileiros (com nacionalidade portuguesa e brasileira) viviam no país. Além das motivações econômicas e sociais, muitas outras levam brasileiras a emigrarem para Portugal, como os laços histórico-coloniais, o idioma comum e uma certa familiaridade com a cultura portuguesa. Além disso, os preços dos imóveis são inferiores ao de outros países europeus, e o país concede um visto, válido por cinco anos, para estrangeiros que compram imóveis acima de 500 mil euros: os chamados vistos gold.

Itália

Há muitos anos a Itália vem sendo um dos destinos mais procurados para quem decide morar fora do Brasil, seja por suas riquezas artísticas e culturais, pela sua deliciosa gastronomia, ou pela relação migratória com o Brasil. Estima-se que atualmente mais de 132.000 brasileiros optaram por viver neste País. Mas nem tudo são flores! Os Italianos são conhecidos por serem mal educados, falarem alto e gesticulando…. mas calma! Nem sempre é briga! Faz parte da cultura deles!

Espanha

A relação existente entre Brasil e Espanha já exista há muitos anos, e com o passar do tempo, esta ligação entre os Países só cresce. Assim como a Espanha se tornou o destino de muitos brasileiros, aconteceu o mesmo com os espanhóis que decidiram criar raízes por várias cidades brasileiras. Atualmente estima-se que cento e dez mil Brasileiros vivem na Espanha, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística Espanhol. É muito comum encontrar pelas grandes cidades, como Barcelona e Madrid, conterrâneos, restaurantes e estabelecimentos brasileiros.

Alemanha

Os brasileiros estão espalhados por diversas cidades da Alemanha, sendo Munique, Berlim, Frankfurt, Stuttgart e Hannover as cidades mais citadas. Organização, qualidade de vida, respeito, moeda valorizada, transporte e civilidade também foram citados como principais benefícios de se viver no país. É interessante saber que a Alemanha é um dos 20 países mais seguros do mundo. A língua e a “distância” entre as pessoas foram as questões com maior dificuldade apontadas pelos Brasileiros. Além disso, o inverno rigoroso e a culinária alemã também foram fatores predominantes.

Argentina

Muitos brasileiros sonham em morar na Argentina. A Capital Buenos Aires ainda é o destino mais procurado. Para se inserir no mercado de trabalho, o primeiro passo é que se fale o Espanhol de forma fluente, e não o famoso “portunhol”. Hoje, qualquer brasileiro que more na Argentina poderá te dizer que as coisas na Argentina estão extremamente caras. Principalmente no que se refere à alimentação, mas também em outros aspectos como transporte e moradia.

França

Os brasileiros formam um dos maiores grupos de imigrantes latino-americanos na França. A oferta de emprego e oportunidades de estudo são dois dos motivos que mais atraem os brasileiros na escolha da cidade para morar, no entanto, eles estão mais concentrados nas grandes cidades da França como Nice, Lyon, Marseille, Toulouse e principalmente Paris. Morar em Paris, assim como morar em qualquer outra cidade cidade de país estrangeiro, é uma descoberta a cada dia, uma aventura pessoal e cultural, é enfrentar barreiras e desafios muitas vezes inimagináveis, é sair da sua zona de conforto.

Suíça

Há cerca de 81.000 brasileiros residindo na Suíça, que é uma das economias mais estáveis do mundo e emprega pessoas de diferentes nacionalidades. O incentivo do próprio governo para novos negócios e a estabilidade política são fatores que facilitam o estabelecimento de empresas estrangeiras no país, o que contribui para o baixo desemprego no país e de grande diversidade cultural. A Suíça também é conhecida pela sua estabilidade e imparcialidade política, social e econômica. Para além disso, assume um importante papel de poder monetário através da sua moeda local, o Franco Suíço. Os níveis de desemprego no país giram em torno dos 3% e as principais forças são nas áreas da saúde, turismo, indústria terciária e praça financeira – é um dos países que mantém o direito de sigilo bancário.

Bélgica

A estimativa de brasileiros residindo na Bélgica é de 48.000, a maior parte estando concentrada nas comunas (espécie de sub prefeituras de Bruxelas) de Saint-Gilles, Anderlecht e Forest. A primeira onda de imigrantes brasileiros para o país seria a de refugiados políticos, artistas, jogadores de futebol e estudantes que fugiam do golpe militar de 1964. Desde os anos 80, após as mudanças políticas no Brasil, esta primeira onda de imigração voltou para casa e espalhou a ideia de que a Bélgica era uma terra de boas-vindas.

Canadá

O número de brasileiros residindo nas províncias do Canadá vem aumentando cada vez mais, por diferentes motivos, dentre eles a oportunidade de estudo de qualidade, segurança, e melhores condições de vida e de trabalho. Estima-se que há cerca de 43.000 brasileiros no país. Os empregos para brasileiros no Canadá, relacionados ao mercado de trabalho, têm muita flexibilidade quando mencionados os diplomas obrigatórios para atuação em áreas específicas. Ao contrário do que acontece no Brasil, não há a necessidade, em várias áreas, da sindicalização ou associação a organizações da classe.

Guiana Francesa

Os brasileiros constituem uma grande comunidade de imigrantes na Guiana Francesa. Muitos deles são garimpeiros que entraram ilegalmente no país para trabalhar em suas minas de ouro. Segundo o Itamaraty, em 2008 haviam cerca de 70 mil brasileiros residindo nesse departamento ultramarino francês, 50 mil dos quais residindo ilegalmente. Trata-se, no total, de um quarto da população total da Guiana Francesa. Diariamente um número significativo de brasileiros deixam a capital do Amapá em direção ao norte do estado. Viajam 600 quilômetros de ônibus ou em carros particulares até chegarem a Oiapoque, de onde muitos planejam cruzar a fronteira marítima e chegar à cidade de Saint-George de L´Oyapock, na Guiana Francesa.

Austrália

Embora não haja documentos oficiais que comprovem a migração brasileira nos séculos XVII e XIX, há fortes e marcantes evidências da presença brasileira no início da colonização na Austrália. Na virada do século XX, o censo de 1901 contou cento e cinco (105) pessoas nascidas no Brasil lá residindo. A Austrália vem se tornando um destino alternativo para aprender inglês, devido ao clima mais ameno e tropical, atraindo muitos estudantes brasileiros que vão para as universidades australianas.

Venezuela

Segundo as últimas informações do Itamaraty, atualmente há cerca de 13 mil brasileiros vivendo na Venezuela, sendo a maior parte, cerca de 9.000, residente na capital Caracas. Por mais que a situação política do país caribenho seja conturbada, a maioria dos brasileiros que vivem lá não pensam em voltar, pois possuem famílias e negócios. “Apesar do clima da tensão e de incerteza, a maioria dos aproximadamente 11,8 mil brasileiros que moram na Venezuela não quer deixar o país”, publicou a Agência Brasil.

Bolívia

Cerca de 18.600 brasileiros viviam na Bolívia, sendo mais de um terço, vivendo de forma ilegal. Ao final dos anos 80, muitos agricultores do Brasil foram atraídos por terras bolivianas, que têm o solo bastante fértil, água em abundância e um clima tropical, sendo totalmente propícias para culturas como a soja, o milho, girassol, arroz e trigo. Além disso, atualmente, milhares de estudantes brasileiros vão para a Bolívia para estudar medicina por conta do baixo custo.

Holanda

Localizada em um ponto central da Europa, a Holanda possui mais de 10% da sua população acadêmica formada por estudantes estrangeiros, formando um ambiente de estudos multicultural e favorável ao estabelecimento de uma rede de relacionamentos internacional. Além de uma reputação mundialmente reconhecida, o país atrai diversos estudantes internacionais pela variedade de cursos ministrados em inglês, e esse é apenas um dos motivos que atraem brasileiros para o país europeu. Não existe um perfil traçado sobre os brasileiros legais que moram na Holanda. Tem gente de todas as partes do Brasil, mas nos últimos anos, a classe média brasileira parece ser a predominante vivendo no País.

Suriname

Os brasileiros no Suriname formam uma grande comunidade que consiste principalmente de garimpeiros. A baixa densidade populacional do país vizinho e a abundância de recursos naturais têm atraído inúmeros imigrantes do Brasil. Ao longo da última década, cerca de 40 mil brasileiros, a maioria imigrantes ilegais, mudaram-se para o Suriname. Foi há cerca de 15 anos que os brasileiros começaram a chegar no Suriname para trabalhar no garimpo, todos em busca de uma vida melhor…..

Irlanda

A Irlanda é um dos países favoritos entre os intercambistas brasileiros, sobretudo pelas boas oportunidades de estudo e trabalho. Além disso, outros fatores entram para a lista de motivações, como as belas paisagens, a população acolhedora, o baixo custo de vida e a facilidade de viajar para outros lugares. Entre as cidades escolhidas pelos brasileiros, Dublin é a preferida. Além disso, as 3 cidades mais simpáticas da Irlanda são Cork, Galway e Limerick. Deu vontade de conhecer? ( Fonte: Zero Hora)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br