Meio Ambiente

Uma mulher no comando da maior Operação de Incêndio Florestal que já ocorreu em MT

“O desafio é grande por se tratar do maior desastre ambiental que o estado está passando”, disse a militar. Há 16 anos e seis meses no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, a tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques, 38, é pós graduada em Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais. A comandante adjunta do Batalhão de Emergências Ambientais está à frente de várias funções e missões relevantes na instituição como comandar, por exemplo, a maior operação de Incêndio Florestal do Estado de Mato Grosso. A tenente-coronel Jusciery Rodrigues é a primeira mulher a comandar a Operação Pantanal. Confira a entrevista na íntegra!

Blog da Condessa – O que a levou a ingressar na carreira militar?

Jusciery Rodrigues Marques – No início, não sabia o que era ser bombeiro. Pensava que apenas apagava fogo. O irmão de uma amiga era bombeiro e me falou um pouco de como era a atividade, mas não me falou que bombeiro era militar e que havia toda uma disciplina e hierarquia. 

Blog da Condessa – Comente sobre sua trajetória, por favor.

Jusciery Rodrigues Marques – Primeiramente ingressei no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás em 1o de outubro de 2001 como soldado. Em março de 2004, prestei concurso em Mato Groso para o Curso de Formação de Oficiais. No entanto, como não existe academia no Estado para realizar o curso, fomos enviados para o Estado do Pará para a formação. Foram três anos intensos de curso com dedicação exclusiva em tempo integral, o que exigiu também de nós grande esforço, pois a atividade de bombeiro requer bom preparo físico. Após o curso de formação no Pará retornamos para Mato Grosso para exercer as funções designadas. Em 2009 surgiu a oportunidade de realizar o Curso de Mergulho Autônomo, curso este considerado o mais difícil da corporação. Foi um período intenso de formação com desgaste físico muito grande. Apesar de todas as dificuldades encontradas obtivemos êxito e me tornei a primeira e única mulher mergulhadora do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Posso dizer que concluir o Curso de Mergulho foi um divisor de águas na minha carreira. Abriu portas dentro da instituição, trouxe um respeito ainda maior e oportunidade de estar à frente de várias funções e missões relevantes na instituição como, por exemplo, comandar a maior operação de Incêndio Florestal do Estado de Mato Grosso.

Blog da Condessa – Há quanto tempo no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT)?

Jusciery Rodrigues Marques – 16 anos e seis meses.  Contabilizando o tempo de serviço do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, já são 19 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar.

Blog da Condessa – Como foi a chegada, bem como as reações de uma mulher em um universo predominantemente masculino?

Jusciery Rodrigues Marques – Quando ingressei no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e de Mato Grosso já havia mulheres. Então esse processo de inserção no meio militar para mim foi mais tranquilo.

Blog da Condessa – Pela primeira vez na história de Mato Grosso uma mulher está no comando da operação integrada de combate ao maior incêndio da história do Pantanal? Procede a informação?

Jusciery Rodrigues Marques – Sim, sou a primeira mulher a Comandar a maior Operação de Incêndio Florestal que já ocorreu no Estado de Mato Grosso. Pra mim é uma honra poder comandar todo o efetivo empregado nas ações de Combate a Incêndio Florestal no Bioma Pantanal. O desafio é grande pelo fato de se tratar do maior desastre ambiental que o Estado está passando e por estar à frente do planejamento tático operacional para o enfrentamento dos incêndios florestais. É preciso ter conhecimento não só de combate, mas também na área de geoprocessamento, perícia de incêndio florestal, bem como conhecimento para gerenciar a demanda das operações aéreas. A técnica empregada para o combate no Bioma Pantanal é um pouco diferente da empregada nos Biomas Cerrado e Amazônico, isso também é algo desafiador. Sinto grata ao comando da instituição em confiar no meu trabalho e indicar o meu nome para esse desafio.

Blog da Condessa – Qual o sentimento diante da responsabilidade? 

Jusciery Rodrigues Marques – O sentimento de responsabilidade é enorme. Estamos tralhando de 14 a 16 horas por dia para implementar diversas ações de combate ao incêndio florestal, bem como planejar o recebimento da tropa da Força Nacional e Exército Brasileiro para nos auxiliar no enfrentamento a esse desastre ambiental.

Blog da Condessa – Quantos militares sob o seu comando?

Jusciery Rodrigues Marques – Quando assumi o comando eram cerca de 170 militares e civis. Já agora são mais de 300 pessoas envolvidas no combate aos incêndios no Pantanal.

Blog da Condessa – Comente sobre as atribuições diárias, por favor.

Jusciery Rodrigues Marques – Pela manhã realizamos o levantamento da demanda com a equipe de geomonitoramento e através dos relatórios repassados no período noturno pelas guarnições de combate a incêndio. Ainda no início da manhã é realizado o briefing com todas as instituições envolvidas para definir as ações que serão desenvolvidas ao longo do dia. Em seguida é realizado o briefing operacional com as guarnições em campo para repassar as estratégias planejadas. Todos os dias realiza-se um monitoramento através de sobrevoo para verificar se as estratégias planejadas estão sendo efetivas e também verificar os focos de calor que foram plotados pela equipe de geomonitoramento. Ainda no decorrer do dia verificamos se há necessidade do emprego das aeronaves para realizar alijamento de água nos pontos mais críticos e também despachamos as equipes que já finalizaram o combate num determinado local para outra demanda. No final da tarde é realizado o debriefing com todas as instituições envolvidas para colher os resultados das ações implementadas durante o dia e verificar se as ações estão sendo efetivas. Após o debriefing são feitos os relatórios diários e o Plano de Ação de Incidente.

Blog da Condessa – Além da vida profissional, outros projetos paralelos?

Jusciery Rodrigues Marques – Sou estudante de arquitetura e futuramente pretendo estabelecer uma construtora da construção civil.

Blog da Condessa – Ser bombeiro é ultrapassar limites, enfrentar desafios, não temer e arriscar a própria vida?

Jusciery Rodrigues Marques – Sim. Exercemos várias atividades de risco nas mais diversas áreas para salvar vidas, patrimônio e meio ambiente, seja de Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Salvamento Terrestre e Aquático, Mergulho de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar. Ao ingressarmos no Corpo de Bombeiros Militar proferimos um juramento e este diz num trecho: “dedicar inteiramente ao serviço, mesmo com risco da própria vida’’, esse é o lema de todos os Bombeiros Militares.

Blog da Condessa – Qual a preocupação do comando com os profissionais nesse momento em que vivemos o enfrentamento da pandemia e incêndios?

Jusciery Rodrigues Marques – O serviço do Corpo de Bombeiros Militar é essencial. Não podemos ficar em isolamento social. Realizamos todos os procedimentos necessários e possíveis para não disseminar o vírus, inclusive existe uma equipe na Operação Pantanal para realizar a desinfecção das viaturas e locais onde as equipes estão alojadas.

Blog da Condessa – Sinônimo de ser bombeiro?

Jusciery Rodrigues Marques – Ser Bombeiro é sinônimo de enfrentar desafios. A cada ocorrência atendida significa que estamos salvando vidas, fazendo o bem pra sociedade. Isso é muito gratificante.

Blog da Condessa – Um ídolo na profissão?

Jusciery Rodrigues Marques – São tantos. Posso dizer que ao longo da minha carreira selecionei as melhores características desses bombeiros e bombeiras que poderiam aprimorar o modo da minha condução. E, isso tem dado certo.

Blog da Condessa – Uma mensagem aos jovens sobre a profissão, por favor.

Jusciery Rodrigues Marques – É uma profissão linda que te traz muitas oportunidades de atuar nas mais diversas áreas e atividades. Nos proporciona um  know how  enorme de conhecimento, além de ser extremamente gratificante poder ajudar as pessoas.

Blog da Condessa – Como está a situação no Pantanal?

Jusciery Rodrigues Marques – A situação em algumas áreas está controlada. Com o reforço da Força Nacional e Exército Brasileiro será possível atuar em praticamente todas as frentes onde os incêndios estão mais intensos. 

Blog da Condessa –  Muitas adversidades para conter os focos de incêndios?

Jusciery Rodrigues Marques – Sim. Uma das maiores adversidades encontrada é o tipo de vegetação do Bioma Pantanal que possui acesso difícil, o que dificulta o combate aos incêndios. Nesse caso é necessário utilizar o combate indireto através de aceiros e uso de maquinários. Também nessa região existem os incêndios subterrâneos o que torna extremamente complexa a sua extinção e as equipes após o combate necessitam permanecer no local para realizar o monitoramento.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br