Meio Ambiente

“É triste pensar que a natureza fala e que a humanidade não a ouve”

O Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, abre espaço para mais uma ação de solidariedade e urgente. Lançou, na quinta-feira (17/9), a campanha “Juntos pelo Pantanal” em parceria com a ONG Ecotrópica (Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos) para arrecadar materiais e equipamentos de proteção aos voluntários que atuam no Pantanal mato-grossense, bem como alimentos e água para os animais que tentam sobreviver. As doações acontecem no piso térreo, em frente à Havaianas.

“O mundo precisa de uma profunda mudança cultural e sistêmica no sentido de valorizar a natureza. Isto não é simplesmente altruísmo, mas um meio para garantir a própria sobrevivência da humanidade”, escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, em 16-09-2020.

O Pantanal, considerado um dos maiores pântanos do planeta, com 150 mil quilômetros quadrados, vem sendo consumido pelo fogo nos últimos meses. Trata-se da maior tragédia ambiental em décadas, segundo os ambientalistas.

Os focos de incêndios registrados no Pantanal já destruíram quase 20% da reserva e colocam em risco a fauna e a flora do santuário ecológico, onde existe a maior concentração de onças pintadas do país e de várias outras espécies raras de animais e aves que só são encontradas naquela região, além de colocar em risco povos indígenas e comunidades tradicionais que ali vivem.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto, foram registrados pelos satélites um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal, Para se ter ideia do desastre, o número de focos supera os 10.048 pontos de queimadas contabilizados pelo Inpe entre 2014 e 2019.

Comparado com o ano passado, por exemplo, quando houve aumento das queimadas criminosas na Amazônia e no Pantanal, o número deste ano é três vezes superior aos 3.165 focos de incêndio verificados entre janeiro e agosto de 2019.

O Pantanal também sofre com o desmatamento e com uma das piores secas dos últimos anos, que tem sido apontada como uma das causas principais dos incêndios.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br