Cultura

Evento reúne arte sustentável, dança, música, gastronomia e poesia

A artista cuiabana Cássia Auxiliadora de Paula Amorim, 57, realiza neste sábado ( 30/9) às 19h, na Casa Cuiabana a exposição “Arte em Pontilhismo – Sustentável”. Concomitante, haverá dança, poesia, música, gastronomia, bar e feira de empreendedorismo feminino das 18h às 22 horas. Cássia é formada em Ciência da  Visão, técnicas em optometria. Atualmente, atua também como consultora óptica além de artesã e artista visual. Confira, a seguir, a entrevista concedida por Cássia ao Blog da Condessa.

Blog da Condessa – Comente, por favor, sobre a técnica Arte em Pontilhismo.

Cássia de Paula – É uma técnica que surgiu na França. Foi desenvolvida através da pintura em pontos pelos artistas franceses da época.

Blog da Condessa – Considerada uma técnica meticulosa, música dos pontos?

Cássia de Paula- Sim. É considerada meticulosa, pois se baseia na justaposição de pontos coloridos que variam de tamanho e forma. E, de fato, essa arte requer sintonia e harmonia com o universo. Exige um método a ser aplicado.  Como todas as artes tem que estar inspirado em  algum tipo de sentimento e imaginação que ocorre nos nossos pensamentos, na nossa alma naquele momento. Deixar-se ser usado pela energia universal.

Blog da Condessa – Qual a proposta da Exposição ‘Arte em Pontilhismo Sustentável’ que acontecerá no próximo dia 30, na Casa Cuiabana?

Cássia de Paula – Apresentar, divulgar, incentivar a  arte e cultura através da arte sustentável pelas mulheres empreendedoras. Ser empreendedor através da sustentabilidade.

Blog da Condessa – O que o público irá apreciar durante o evento?

Cássia de Paula – Terá a oportunidade de usufruir da arte desenvolvida pelos artistas locais, inclusive pelos segmentos artísticos como artes cênicas (dança, dramaturgia), música e poesia. Bem como adquirir produtos da feira das mulheres empreendedoras e, é claro, apreciar e conhecer minhas obras de arte. Isso tudo o público presente vivenciará na noite de abertura da exposição no Centro Cultural Casa Cuiabana, equipamento cultural da SECEL, que está nos apoiando. Além da minha exposição de artes, danças com apresentação da  Wania Veronica Ormond, Léa Baracat (curadora do evento), Bia Pinheiro, música  e  poesia com o Poeta Márcio Mendes e comadre do Brasil!  Webber Fraga, bem como a  feira do empreendedorismo sustentável com artesanato e culinária regional.

Blog da Condessa – Como surgiu a arte em pontilhismo na sua vida, quando, onde? 

Cássia de Paula – Foi em 2021 em casa na Chapada dos Guimarães quando vi o descarte dos discos de vinil pelas pessoas que moram comigo. Aí pensei em aproveitá-los usando-os  para aplicar arte em pontos para decorar uma parede da sala.

Blog da Condessa –   Qual a ideia da tua arte?

Cássia de Paula – É despertar emoções através de cores com efeito de  bem estar para quem está apreciando a obra. Mostrar para essa nova geração as coisas que foram substituídas pela tecnologia como  cartão telefônico, discos de vinil,  CD, fotos antigas em preto e branco, utensílios de ferro antigos ,moedas. Enfim ,passar um pouco da nossa história.

Blog da Condessa –  Na sua opinião, sinônimo de arte é?

 Cássia de Paula – Criar, transformar. Expressar.

Blog da Condessa- Qual é a tua preferência/ referência?

Cássia de Paula – Criação de artes visuais, artesanato,  música,  referências de ideias sustentáveis.

Blog da Condessa – Como você percebe a influência da arte em suas histórias de vida?

Cássia de Paula – Vejo a arte como uma oportunidade de inspiração, equilíbrio e solução econômica

Blog da Condessa – Qual a relevância do seu projeto para impulsionar o empreendedorismo feminino?

   

Cássia de Paula – Incentivar a mulher empreendedora através da  arte sustentável.

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br