Cultura

Espetáculo de música, teatro e dança celebra a pluralidade da cultura cuiabana

Um grande espetáculo com Pescuma, Henrique, Claudinho e participação especial de João Carlos Ferreira em comemoração aos 303 anos de Cuiabá acontece nesta quinta-feira (7/4), às 20 horas, no Cine Teatro Cuiabá. A celebração conta ainda com participação do Grupo de Teatro Cena Onze e o Grupo de dança Flor Ribeirinha.

Para Pescuma, apresentador, poeta, cantor e compositor, o sentimento em participar desse espetáculo é simplesmente de amor por Cuiabá.  “Já estou aqui há 38 anos.  Uma alegria imensurável poder homenagear essa terra que me abraçou, bem como estar ao lado de grandes artistas locais como Henrique e Claudinho, o Ligeirinho, o grupo Cena Onze – comandado pelo Flávio Ferreira – cujo texto primoroso é do nosso fantástico poeta Silva Freire que foi um apaixonado e que sempre zelou a cultura cuiabana. Um grande literato, jurista que já tive a oportunidade de homenagear através de um samba enredo. Certamente o espírito de Silva Freire estará lá iluminando o Cine Teatro Cuiabá durante o espetáculo”, disse o entusiasmado Pescuma.

O artista ressalta a importância da apresentação do Flor Ribeirinha. “Um grupo internacional que muito honra a nossa cultura. Todos juntos celebrando os 303 anos da nossa capital”.

Segundo ele, o show irá contar um pouco sobre como surgiu o rasqueado  de Cuiabá. “Vamos passar pelas guarânias, pelo chamamé que tocava nas rádios locais nas décadas passadas em que Mato Grosso ficava isolado dos grandes centros e o caminho das águas era a comunicação que se tinha de transporte. Também a polca, de origem paraguaia, que foi a grande influenciadora do surgimento do ritmo do rasqueado.  Já os nossos ribeirinhos tinham o Siriri e na sequência fizeram uma fusão que resultou no rasqueado cuiabano do qual tenho muito apreço e orgulho”, conta Pescuma.

O espetáculo de música, teatro e dança celebra a  pluralidade da cultura cuiabana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br