Cidades

Quarentena aumenta a vulnerabilidade de crianças e adolescentes

Alerta para violência. Durante a quarentena, o provável aumento de crimes como negligência, ameaça e violência psicológica preocupa 

“Quem não denuncia também violenta”. Esse foi o recado feito pelo representante dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, nesta segunda-feira, 18 de maio, Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000.
De acordo com o secretário geral dos Conselhos Tutelares, Oilson de Souza Júnior para denunciar é muito simples e fácil. Basta ligar no Disque 100 e registrar o caso. A ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares. “Faça bonito, faça uma ligação ou procure uma unidade do Conselho mais próxima de sua residência. Essa situação depende do esforço em conjunto de todos”, disse ele.

Segundo dados de 2017 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), três em cada quatro crianças de 2 a 4 anos no mundo (cerca de 300 milhões) eram regularmente submetidas à disciplina violenta (punição física e/ou agressão psicológica) por seus pais ou outros cuidadores em casa. “É importante que toda a população esteja atenta, conheça os canais de denúncia e não se cale diante da violência. Cabe aos governos garantir a continuidade dos serviços de proteção à criança e ao adolescente em todo o país”, disse ao site da organização Rosana Vega, chefe de Proteção à Criança do Unicef no Brasil.

Cuiabá conta com seis unidades dos Conselhos Tutelares, nos bairros do Centro, Pedra 90, CPA, Santa Izabel, Coxipó, Planalto e a Sede dos Conselhos no bairro Dom Aquino. Em virtude da pandemia, os Conselhos Tutelares de Cuiabá estão atuando em regime de plantão conforme estabelecido em Decreto 7868/2020, que estipula medidas de enfrentamento ao Coronavírus, pela Prefeitura de Cuiabá. Cada Conselho trabalhando em regime de escala na própria unidade

Em 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apresentou relatório apontando que quase 90% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados em ambiente familiar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br