Cidades

Mês da Adoção em Mato Grosso

Ações serão promovidas pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com o TJMT, o MPE e a Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT 

 Seminários, live, sessão solene na Câmara Municipal, audiência pública, webinário e até uma carreata fazem parte da programação que será realizada durante o mês de maio para difundir junto a população cuiabana o instituto da adoção, orientando sobre procedimentos legais e desafios reais que atingem inúmeras crianças, adolescentes e família atualmente. O mês de maio é o Mês da Adoção, sendo o dia 25 o Dia Nacional da Adoção.  

As ações serão promovidas pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara/Grupo de Apoio à Adoção), em parceria com outras instituições do Sistema de Garantia de Direitos como o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), o Ministério Público (MPMT) e a Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT). 

A programação contempla diversos públicos e tem início já no dia 12 de maio, quarta-feira, a partir das 9h, com a realização do Seminário Virtual da Adoção promovido pelo TJMT. As inscrições serão feitas previamente pelo site do Tribunal. 

Já no dia 20/05, o programa Bate Papo na TV AL contará com a presença da presidente da Ampara, Daisy Guilem, da promotora de Justiça Valnice Santos e da mãe por adoção, Sabrina Liberato. A mediação será realizada por Lindacir Rocha, ex-presidente da Ampara. Durante o programa também será transmitido um depoimento gravado de uma filha de adoção. 

Para o dia 23/05 (domingo), a Ampara convida a todos para participar da Carreata da Adoção, com saída prevista para as 9h da Praça das Bandeiras, localizada no Centro Político Administrativo, na avenida Historiador Rubens de Mendonça. 

Na segunda-feira (24), será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos atores da adoção na Câmara Municipal de Cuiabá, com transmissão virtual pelo site da Câmara.  

A Associação Brasileira de Advogados promove no dia 26 de maio, às 18 horas, a live Os Aspectos Jurídicos a Adoção. A transmissão será realizada pelo instagram da entidade.  

Nos dias 27 e 28, a Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT promoverá, de forma virtual, o webinário Prioridades em Debate: Crianças e Adolescentes, das 8h30 às 12h. O evento será transmitido pelo Zoom e pelo canal do Youtube da Escola Superior de Advocacia (ESA). As inscrições e a programação completa podem ser feitas e conferidas no site da OAB/MT. 

E, no último dia do mês, 31, às 13h30, será realizada a Audiência Pública sobre Busca Ativa, também com transmissão virtual, pelo TJMT, por meio do portal do órgão.  

De acordo com a presidente da Ampara, Daisy Guilem, a adoção pode ser a oportunidade de muitas crianças e adolescentes que atualmente vivem nos serviços de acolhimento, privados de seu direito constitucional, de viver em família. No Brasil, quem regula a adoção é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo uma medida excepcional e irrevogável que ocorre quando esgotados todos os recursos para a manutenção da criança ou do (a) adolescente na família natural ou extensa. Todo o processo é realizado na justiça pela Vara da Infância e Juventude, para que ocorra de maneira legal e segura, tanto para o/a adotando/a como para o/a adotante. “Publicizar os caminhos legais da adoção, discutir sobre todos os atores envolvidos no processo são boas maneiras de vencer preconceitos e barreiras que ainda estão presentes na sociedade brasileira”, ressaltou Guilem. 

Desde a promulgação do ECA, em 1990, muito tem sido feito pelo direito de crianças e adolescentes para que sejam compreendidos e respeitados como sujeitos de direito, desconstruindo a posição de “subcidadania”. Todavia, ainda há muito a ser feito junto ao poder público e à sociedade. 

Dentre os direitos estabelecidos está à convivência familiar e comunitária o que implica em garantir que toda criança e adolescente viva em família, num ambiente seguro e digno para seu desenvolvimento humano. Existe uma diversidade de composição familiar, a adoção é uma delas. 

O dia 25 de maio é referenciado como o Dia Nacional da Adoção, em homenagem ao I Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), realizado no mesmo dia em 1996. Desde então, são realizadas ações, campanhas, eventos, em todo o país, com o intuito de desmistificar, compartilhar informações e experiências, além de promover e fortalecer a adoção legal, responsável e segura. 

 Informações gerais sobre adoção

Quem pode adotar? Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos pode adotar, independentemente do estado civil, orientação sexual ou classe social. O pretendente deverá apresentar uma diferença mínima de 16 (dezesseis) anos em relação à idade da criança ou adolescente que for adotado. 

O que precisa fazer? A pessoa que pretende adotar deve passar por um curso preparatório jurídico e psicossocial, que em Mato Grosso é oferecido pela AMPARA, entrar no Cadastro de Pretendente à Adoção (www.tjmt.jus.br), passar pelo estudo psicossocial, aguardar a sentença de habilitação para adoção e ser inserido no Sistema Nacional de Adoção (SNA), e esperar o contato da justiça quando chegar a vez em que o perfil pretendido pelo/a pretendente se vincula ao perfil existente de alguma criança ou adolescente disponível para adoção. A partir desse encontro, é possível a formação da nova família. 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br