Cidades

Ateliê Livre da UFMT oferece oficina gratuita de desenho e pintura

O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Ateliê Livre, inscreve até a próxima quarta-feira (26), às 18h, para as  oficinas gratuitas de desenho e pintura com a artista Paty Wolff. São oferecidas quatro turmas com 15 vagas cada.
A atividade é aberta a toda comunidade e terá carga horária de 12 horas, divididas em três dias de aula, com turmas no período matutino e vespertino.

As duas primeiras turmas se iniciam no dia 31 deste mês. As aulas ocorrem às segundas-feiras. As duas seguintes realizam as atividades a partir do dia 28 de novembro. As inscrições serão deferidas pela ordem de inscrição.

O curso de desenho e pintura será composto por experimentações artísticas orientadas. Os temas serão escolhidos de acordo com interesse geral da turma, via formulário de inscrição, onde será afinado junto à turma na aula introdutória.

Na abordagem dos temas, a artista-orientadora ensinará diversas técnicas de desenho e pintura, como luz e sombra, cor e iluminação com tinta acrílica, composição de cores e paletas. Ainda serão abordadas técnicas de pinceladas, pinturas aguadas e pastosas, expressividade, saturação, materiais, suportes, originalidade, criatividade, inventividade, imaginação.

Além de técnicas, em cada encontro há recortes da História da Arte Mato-Grossense na Pintura e Objetos, a fim do conhecimento de trabalhos produzidos no Estado, tanto de artistas já consagrados como emergentes.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou em @macp.museu no Instagram.

Educativo MACP e Exposição à comunidade

A Oficina de desenho e pintura integra o Programa do Educativo do MACP, via Ateliê Livre que segue também com aulas de cerâmica, ministrada pela mesma artista que foi selecionada pelo edital de ocupação do MACP.

As atividades ofertadas se relacionam com a Exposição “À flor da pele – arte negra no Museu”, disponível para visitação no MACP e Museu de Arte Sacra (MAS), na qual a artista Paty Wolff tem uma obra instalação. O MACP segue rodas de conversas e Oficinas, além de agendamentos de escolas de ensino fundamental, médio, da graduação e da pós-graduação.

“A exposição tem a possibilidade de abrir um leque de questionamentos e fazer transversalidades com diversas temáticas, cada professor procura explorar com os alunos aquilo que mais se relaciona mais com o assunto trabalhado em sala. Recebemos, por exemplo, turma de Libras e do curso de História. O IFMT Cuiabá Bela Vista esteve presente com 450 alunos das turmas de ensino médio do curso técnico de Química e de Meio Ambiente”, explica a coordenadora do Educativo do MACP, Ana Lia Rodrigues.

Ela conta ainda que nesta visita, os alunos de ensino médio são levados a conhecer os demais aparelhos culturais da UFMT, como o Coral e o Cineclube Coxiponés. “Estamos trabalhando em parceria com o Cineclube Coxiponés. Os agendamentos no Museu podem ser acompanhados de exibição de filmes documentários sobre a poéticas dos artistas Gervane de Paula e do Benedito Nunes além de uma seleção de curta-metragem que exploram a temática antirracista”, destaca.

Ainda na esteira das ações, o Educativo do MACP, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos (Sintuf) da UFMT,  realizam desde o último dia 4, a oficina de pintura à óleo, técnica japonesa, ministrada pelo artista Sr. Kazurayama,  com participação de aposentados, sindicalizados e público externo.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br