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A ferrovia do desenvolvimento: secretário Vuolo destaca o legado de seu pai

Representando o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, esteve presente na última segunda-feira (19), em lançamento de edital que autoriza a extensão dos trilhos da ferrovia senador Vicente Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Emocionado,  ressaltou o legado de seu pai para que este momento fosse possível e também o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em projetar Cuiabá para um futuro promissor, acompanhando o desenvolvimento que o terminal ferroviário trará para a Capital.

“Quando se trata desse tema é muito difícil de falar, porque passa um filme, me desculpe a emoção, mas não poderia ser diferente. Eu fico feliz de ver se falar da ferrovia da indústria, mas é muito mais do que isso, posso aqui afirmar o que eu escutei do meu pai senador Vicente Vuolo há muitos anos atrás, essa é a ferrovia do desenvolvimento, é a ferrovia que insere o cidadão com a condição de poder produzir e construir um estado melhor. Hoje é um dia ímpar, um dia histórico. Chegou a nossa vez, de ver a ferrovia chegar a Cuiabá, a Lucas do Rio Verde, de fazer efetivamente tudo que foi sonhado se materialize”, disse emocionado e aplaudido Francisco Vuolo.

Hoje, 20 milhões de toneladas são escoadas pelos trilhos que chegam até Rondonópolis. Com a expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, passando pela baixada cuiabana e seguindo até Lucas do Rio Verde, mais que dobrará a quantidade de carga transportada. Isso significa desenvolvimento econômico, geração de empregos e uma oportunidade de conexão com outras cidades de Mato Grosso e outros estados, barateando o frete e criando a possibilidade de desenvolvimento do polo industrial de Cuiabá.

“A sua emoção de sempre chegar às lágrimas, representa um sentimento de um lutador, eu tive oportunidade de visitar com você e o senador Vuolo pontes no Araguaia, em Brasília e ele sempre acreditando que a ferrovia seria possível e ela virá. Eu sou de Rondonópolis e falo com muita tranquilidade que nunca pensamos de forma bairrista, claro que está sendo importante o terminal para nós, mas queremos que avance com este ato que estamos fazendo aqui e que ela chegue a Cuiabá e integre com o Nortão, com menos números de acidente e menor impacto ambiental também”, disse o senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes.

O senador Carlos Fávaro também se manifestou diante da emoção do secretário Vuolo e da importância do evento. “Senador Vicente Vuolo com certeza está em êxtase lá no céu vendo seu sonho se tornar realidade”, disse Fávaro.

Cuiabá e os municípios do Vale do Rio Cuiabá somados, representam quase 40% do mercado consumidor, pela capital passam três principais rodovias do estado: a BR 070, a BR 364 e a BR 163. A região produz energia em abundância graças a usina de Manso, termoelétrica e gasoduto. Há também na capital um estruturado Distrito Industrial que abriga além de grandes empresas, uma Estação Aduaneira, também conhecida por Porto Seco, onde é possível realizar importações e exportações a partir de Cuiabá, dentre outros elementos que garantem a capital de Mato Grosso condições ideais para receber esse novo eixo estruturante, a ferrovia.

A extensão dos trilhos será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentada por Decreto Estadual 881/2021.

De acordo com edital publicado pelo Executivo Estadual, a previsão é que a obra seja iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação e que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025.

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