Turismo

Partiu Peru!

Você sonha em conhecer de perto as relíquias que os incas deixaram para trás, mas não quer ir de avião? Existe uma alternativa, especialmente para quem curte se jogar em aventuras. 

Desde outubro do ano passado que oficialmente a maior linha de ônibus do mundo que passa pelo Brasil, operado pela empresa peruana Expresso Internacional Ormeño que liga as cidades de Lima, no Peru. oferece partidas de Cuiabá, no Mato Grosso. Os passageiros já podem partir da Rodoviária de Cuiabá para diversos pontos do Peru, como Cusco e Lima, passando pela Cordilheira dos Andes. Segundo Susy Miranda Cordova -representante da empresa peruana Ormeño – a linha já opera há nove anos – Lima/São Paulo – são cinco mil e 600 quilômetros em quatro dias e meio de viagem. Há dois anos, se estendeu até o Rio de Janeiro. “Antes, só passava por Cuiabá e não tinha parada”.

Susy Miranda Cordova é presidente do Sindicato dos  Guias de Turismo do Estado de Mato Grosso (Singtur MT). A guia de turismo peruana mora há 29 anos em Mato Grosso. “Nós do sindicato fizemos o convite à empresa pra oficializar essa ação – uma opção a mais para os guias de turismo. Temos a categoria nacional que possibilita a capacitação desses profissionais para acompanhar esses possíveis grupos na viagem”, frisou.

Quanto custa?  O valor da passagem Cuiabá/Cusco é de R$ 690,00 mais seis reais de taxa de embarque. Por sua vez, até Lima, o valor é de R$ 790 mais seis reais da taxa. Os valores para volta são os mesmos. Esses valores são referentes a alta temporada.

“Em agosto de 2019 esteve aqui na capital o representante geral da empresa no Brasil, Oscar Vasquez Solis, em reunião com o poder executivo estadual e municipal para solicitar um guichê na rodoviária, pois não temos. O atendimento é virtual, realizado por mim no (65) 92207788. As pessoas me ligam e eu repasso as devidas informações técnicas”, informa a presidente do Singtur.

Roteiro

O que esperar de um país cercado pelo Oceano Pacífico, Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica?  Para conferir, é só embarcar: Cuiabá/Vilhena/ Porto Velho/Rio Branco e Assis Brasil que é a última cidade onde o turista fará os trâmites migratórios. Na sequência, cruza a fronteira e então a primeira cidade peruana – Iñapari ( uma localidade peruana da província de Tahuamanu, na região de Madre de Dios).

Para entrar no Peru, partindo do Brasil, não é preciso ter passaporte. É necessário apenas apresentar documento de identidade (RG), expedido há menos de 10 anos. Saída de Cuiabá na sexta-feira à noite com  previsão de chegada  na segunda-feira próximo do meio dia em Cusco.

 “É uma viagem segura, tranquila. O fator altitude é tolerável, e indico o chá de muña que auxilia nesse processo. É altamente digestivo digestivo”, indica Cordova.

E vale a pena? 

Apreciar e se envolver na cultura local certamente será parte da sua experiência de turismo no Peru. Mas também é pelas paisagens e paradas ao longo do percurso, passando por  lugares remotos.  Mudanças de clima, topografia e biomas também são observadas de dentro do ônibus, revelando os contrastes entre os países da América do Sul. Um ponto alto e valioso desta aventura é alcançar a Cordilheira dos Andes. A estrada é uma das mais fascinantes e tida como a rodovia pavimentada mais alta do mundo.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br