Saúde

“Lean nas emergências”

O Hospital Municipal de Cuiabá está entre os 39 hospitais públicos do país selecionados para o Projeto Nacional cujo objetivo é evitar superlotação na urgência e emergência da unidade hospitalar.

O prefeito Emanuel Pinheiro, anunciou que o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC está entre os 39 hospitais públicos do país selecionados para executarem o Projeto Nacional “Lean nas emergências”. O projeto é do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

“O Hospital Municipal de Cuiabá cumpriu todos os critérios de elegibilidade e foi selecionado para o 6º ciclo do projeto Lean nas emergências. Serão seis meses de implementação do projeto no HMC, que iniciou neste mês de maio. E 12 meses de acompanhamento pela equipe do Hospital Sírio Libanês, responsável por capacitar e prestar consultoria aos profissionais da saúde do HMC”, revelou o prefeito.

O objetivo do projeto Lean é evitar a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Segundo o diretor-geral, Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, alguns profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá estão essa semana passando por capacitação no Hospital Sírio Libanês. “A meta da gestão Emanuel Pinheiro é reestruturar os serviços de urgência e emergência, por meio de profissionais capacitados e novos protocolos clínicos implantados por meio do método Lean”, informou Rós.

As expectativas com a execução do projeto no HMC são a diminuição do tempo de espera no atendimento e agilidade na busca de leito, aumento do giro de leitos, engajamento da equipe, medidas de reabastecimento de medicamentos, mais qualidade nos serviços prestados, redução do tempo médio de permanência, novo fluxo de atendimento e de trabalho, construção coletiva do plano de contingência e aumento da satisfação dos usuários e dos colaboradores.

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