Saúde

Hospital é referência no método Canguru

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) é a instituição em Mato Grosso certificada pelo Ministério da Saúde como Centro Estadual de Referência do Método Canguru. Com o objetivo de disseminar a prática, o Hospital realizará nos dias 21 a 23 de maio um curso de sensibilização do método para os profissionais da instituição.
O Método Canguru faz parte da Política Nacional de Saúde e integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. A prática traz diversos benefícios como a redução do tempo de internação, favorece o vínculo mãe/pai/bebê e família, possibilita segurança maior dos pais em relação aos cuidados, estimula o aleitamento materno, reduz o risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor, melhora a comunicação da equipe de saúde com a família, possibilita também o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido, o ganho de peso mais rápido, e reduz até a mortalidade infantil.
O método envolve cinco pilares, que são o acolhimento do bebê e a sua família, respeito à individualidade do recém-nascido e de seus pais, promoção precoce do contato pele a pele, envolvimento da mãe/pai nos cuidados com o bebê e apoio à amamentação. A prática envolve etapas, sendo a primeira que vai do pré-natal até o nascimento do bebê, quando ele é encaminhado para a UTI neonatal ou para o alojamento conjunto. A segunda etapa que é na unidade hospitalar e a terceira que é a alta hospitalar, onde entra o cuidado compartilhado entre hospital e unidade básica de saúde.
“O Método Canguru é importantíssimo no cuidado com o recém-nascido e família. Por isso, o curso visa capacitar os profissionais sobre o método e seus benefícios, para que esses possam praticar junto aos recém-nascidos, pais e demais familiares durante a internação do bebê na unidade. No Santa Helena a família é acompanhada durante todo o processo de internação do bebê e estimulada a praticar o método”, afirma a Coordenadora do Centro Estadual de Referência Laura Cristina.
O Hospital realizou uma “Mobilização das equipes de profissionais em alusão ao Dia Internacional do Método Canguru (15/05) nos dias 15 e 16 de maio, com a equipe de tutoras mobilizando todos os setores do hospital, demonstrando a importância da prática e sensibilizando as equipes para essa vivência. A atividade foi coordenada pela Tutora Daiane Noeli.
O curso ocorrerá paralelo à Semana Mato-grossense de Doação, Proteção e Sensibilização da Amamentação, dos dias 20 a 24 de maio, de realização da Superintendência de Gestão à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br