Política

Várzea Grande avança em planejamento e metas

“Várzea Grande sempre esteve na frente quando o assunto é planejamento e metas. E neste momento não seria diferente”. A avaliação positiva é da consultora e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Regina Silveira Auozani, responsável pelo acompanhamento do município de Várzea Grande junto ao Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE) do Tribunal de contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A consultora ainda pontua, “Várzea Grande é o segundo maior município de Mato Grosso e mais uma vez seu desempenho melhorou com o objetivo de entregar serviços de qualidade à sociedade”. A opinião se refere à primeira avaliação parcial dos resultados de metas do Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI), do período de janeiro a agosto deste ano, das 13 secretarias municipais e autarquias da Prefeitura de Várzea Grande.

Das 62 metas, 43 foram alcançadas e 12 ainda estão em andamento. “Significa dizer que em oito meses alcançamos 69% das metas. É um bom número tendo em vista que ainda temos quatro meses para finalizar o ano e algumas secretarias ainda estão atualizando os dados”, avaliou o secretário municipal de Planejamento, João Carlos Cardoso.

Cardoso também lembra que o Planejamento Estratégico do Município de Várzea Grande consiste em um conjunto de objetivos, metas, indicadores e planos de ação, os quais deverão ser alcançados em curto, médio e longo prazo, considerando o período estabelecido de até 2033.

“Desde que aderimos ao PDI e agora o GPE do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Várzea Grande, vem se destacando anualmente com resultados crescentes e melhoria constante no desempenho do planejamento estratégico para execução no curto prazo”, declarou o gestor.

Na reunião que ocorreu em formato virtual, além de avaliação parcial das metas, serviu também para monitoramento e alinhamento do PDI/2022, como explicou a coordenadora do Projeto 1 e funcionária da Secretaria de Planejamento de Várzea Grande, Jackeline Brandão.

“Cada secretaria possui um técnico responsável pela atualização dos dados. Quando da reunião eles puderam tirar dúvidas, ajustar metas e atualizá-las. Por exemplo, na Secretaria de Viação e Obras a meta para cobertura asfáltica é de 97% e já alcançaram 97,48%, ou seja, a meta delas foi ultrapassada antes do previsto, então provavelmente haverá ajustes”, exemplificou a funcionária.

“Não há dúvidas de que o GPE Cidadão é um grande instrumento de governança para eficiência da máquina pública. Estamos avaliando um período parcial e já obtivemos sucesso, aprendizado e muitos resultados, sempre buscando dentro das metas a serem cumpridas, elevando a qualidade de vida da população”, pontuou João Carlos Cardoso.

A próxima avaliação do programa GPE Cidadão do TCE-MT está prevista para dezembro de 2022. “É um programa de longo prazo voltado ao desenvolvimento de políticas públicas municipais abrangentes. Com ele é possível avaliar todas as áreas de atuação da gestão municipal, tais como de saúde, educação, infraestrutura, financeira, de assistência social, entre outras. Além de fixar a cultura de planejamento e avaliação em cada secretaria da gestão municipal”, explicou a consultora Regina Silveira Auozani.

Outras informações sobre o programa de apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) pode ser acessado pela sociedade no endereço www.tce-mt.gov.br

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br