Política

“O VLT se mostrou ineficiente e provou que o modal BRT é o viável”

Deputado Botelho destaca ordem de serviço para início das obras

A assinatura da ordem de serviço para a implantação do BRT estabelece o estudo técnico que constatou esse modal como o melhor transporte público para Cuiabá e Várzea Grande. A afirmação foi dada pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, no Palácio Paiaguás, na segunda-feira (29).

Botelho assinou como testemunha o contrato 052/22 da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Sinfra celebrado com o Consórcio Construtor BRT, para execução dos serviços de elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, desapropriações, obtenção de licenças, outorgas e aprovações e execução das obras de infraestrutura em área urbana, para implantação do corredor de transporte público integrado por meio do BRT, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no valor de R$ 468 milhões.

“A escolha vem estabelecer o estudo técnico que foi feito lá em 2013, que era o estudo verdadeiro, que prova que esse é o melhor modal [BRT] para Cuiabá e Várzea Grande, que é viável. Na verdade, quando houve a mudança para o VLT, houve influência externa de todos os tipos, inclusive com a prática de corrupção. E esse modal [VLT] se mostrou ineficiente, tanto que nem terminou. Agora, vamos estabelecer isso e devolver aos comerciantes e população as avenidas, como a Tenente Coronel Duarte e FEB”, disse Botelho.

Ressalta que com o BRT a população terá um tráfego fluindo melhor e que as discussões sobre a escolha do melhor modal deverão ser encerradas.

“Temos que parar a discussões e ir para as realizações. É o encerramento de algo que vem causando prejuízos para a população há muito tempo. Não podemos ficar discutindo, já tem 10 anos isso. E a população precisa de um trânsito melhor”, alertou o deputado, ao acrescentar que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite mais a paralização de obras e que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Infraestrutura, irá acompanhar essa execução ou até mesmo poderá criar uma específica para essa obra.

Em seu discurso, o governador Mauro Mendes agradeceu o empenho da ALMT pela aprovação das medidas necessárias para a implantação do modal, bem como das ações que deram condições de o estado voltar a crescer e investir em obras estruturantes.

“As medidas implementadas, muitas delas com o apoio da Assembleia Legislativa, aquela aprovação feita em janeiro de 2019, ali começamos a reescrever um futuro muito melhor para nosso estado. Medidas que nós elaboramos e o parlamento aprovou e que a sua implantação, ao longo dos anos, foi determinante para reconstruir o equilíbrio fiscal que deu ao estado condições de recuperar a sua credibilidade perante o mercado, pagar suas contas atrasadas, e a partir daí uma trajetória de investimentos tão importantes. Hoje, damos a ordem de serviço imediata para o início das obras do BRT, modal moderno e eficiente, que traz todos os requintes de qualidade tanto quanto o outro”, discursou o governador.

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