Política

Kalil fiscaliza obras e reforça compromisso com infraestrutura e abastecimento de água

O prefeito de Várzea Grande fiscalizou in loco as diversas obras que se encontram em andamento em todas as regiões da cidade e que visam atender aos anseios dos mais de 300 mil habitantes da segunda maior cidade de Mato Grosso.
“As cobranças chegam todos os dias e a maioria das obras estruturantes dependem de pesados e constantes investimentos. Além disto, temos cobrado das empresas vencedoras dos processos licitatórios, qualidade nos materiais empregados nas obras, celeridade e principalmente que o alcance social seja o maior possível”, frisou Kalil Baracat durante a fiscalização das obras da nova captação que vai levar água do Rio Cuiabá até a Estação de Tratamento e Abastecimento de Água – ETA Imigrantes/Bomsucesso que se encontra com suas obras em andamento e previsão de entrega para este ano de 2024.
Essas ações, segundo o prefeito que estava acompanhado pelo secretário de Viação e Urbanismo, Luiz Celso Morais, destacam que a gestão é ativa e comprometida com a melhoria da infraestrutura local para atender as demandas da população.
No distrito de Bonsucesso onde está em andamento a construção do acesso à nova captação de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Imigrantes/Bomsucesso, Kalil Baracat, ressaltou que a obra é essencial para o abastecimento de uma grande área densamente populosa e inclui a abertura de uma rua, cascalhamento e se necessário até mesmo pavimentação. “Essas são obras complementares, mas essenciais para o funcionamento de toda uma estrutura necessária para a captação, tratamento, reservação e distribuição de água e está endo financiada com recursos próprios do Tesouro Municipal.
Durante a visita, Kalil Baracat destacou a relevância da obra: “Estamos aqui com o secretário de obras Luiz Celso vendo o acesso onde vai ser a captação da água que será tratada na nova ETA Imigrantes/Bomsucesso, terceira estação que está sendo construída na nossa administração e será entregue nos próximos meses”.
Kalil lembrou que essas três novas unidades dobraram a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água em toda a cidade, mas que são necessários novos investimentos para redes de distribuição, para hidrometração para se evitar o desperdício de água, combater os desvios de qualquer natureza e por fim atuar para evitar os vazamentos que aparecem nas redes de distribuição antigas por causa da pressão exercida pelas novas ETAs.
O secretário Luiz Celso reforçou a importância da iniciativa, afirmando que esta é a terceira ETA a ser entregue durante a administração Kalil Baracat, amenizando de forma significativa o problema de abastecimento de água da cidade.
“Com essas três ETAs e a recuperação das antigas que também receberam equipamentos novos e obras de melhoria estaremos produzindo mais de 300 litros por dia para cada um dos 300 mil habitantes de Várzea Grande, quando a necessidade estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta para até 130 litros por pessoa/dia”, disse o secretário de Viação e Urbanismo.
Em seguida, a comitiva inspecionou o novo asfalto na rota de acesso ao Bonsucesso, um trecho de 305 metros que custou R$ 663 mil. Essa obra, lançada no final de 2023 durante as comemorações dos 200 anos de Bonsucesso, abrange a pavimentação asfáltica do prolongamento da Rua Joaquim José de Magalhães, criando um segundo acesso à comunidade.
Além de melhorar a mobilidade local, a nova via promete incentivar o turismo gastronômico na região, conhecida por suas peixarias movimentadas nos fins de semana através da Rota do Peixe. Financiada pela prefeitura municipal, a obra inclui serviços de drenagem, terraplanagem, ensaios tecnológicos de solo e asfalto, pavimentação, sinalização, e outras melhorias.
A agenda continuou com visitas às obras de tapa buracos e microrrevestimento nos bairros Residencial Milton Figueiredo, Residencial Portal dos Imigrantes e Residencial Vida Nova. Essas ações, também financiadas com recursos municipais, abrangem todas as ruas dos três bairros, visando melhorar as condições das vias e a qualidade de vida dos moradores.
Por fim, o prefeito e sua equipe verificaram a limpeza do canal que margeia a Avenida Arthur Bernardes. Este trabalho periódico é essencial para evitar alagamentos e manter a drenagem eficiente da região.
Kalil Baracat destacou a importância de acompanhar de perto as obras: “Verificar a qualidade e o andamento das obras é essencial para garantir que os recursos públicos estão sendo bem empregados e que as entregas serão feitas dentro do prazo e com a qualidade esperada. Nossa administração está comprometida em proporcionar uma infraestrutura de qualidade, que melhore a vida dos moradores e promova o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Essas visitas nos permitem ajustar o que for necessário e assegurar que estamos no caminho certo para atender às necessidades da população”, declarou.
As visitas de Kalil Baracat às obras em andamento refletem o compromisso da administração municipal com a infraestrutura e a qualidade de vida em Várzea Grande. O prefeito ressaltou que a gestão continuará investindo em projetos que atendam às necessidades da população e promovam o desenvolvimento da cidade, permitindo assim que Várzea Grande avance em sua economia e na geração de emprego e renda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br