Mundo

“A neurolinguística é o manual do usuário do cérebro humano”

Clô Guilhermino, natural de São Paulo, mora em Cuiabá há 20 anos. A psicóloga especialista em programação neurolinguística  (PNL)ministra formação em PNL e atende casos especiais com sua larga experiência de mais de 40 anos de atuação, com respaldo das técnicas de programação neurolinguística. “Recentemente obtivemos excelentes resultados em casos complexos”. Desde que os modelos que constituem a PNL descrevem como o cérebro humano funciona; eles têm sido usados para ensinar a fazê-lo funcionar melhor. Confira, a seguir,  a entrevista exclusiva ao Blog.

Blog da Condessa – O que é PNL?

Clô Guilhermino – O criador da Programação Neurolinguística, Richard Bandler, disse o que eu considero a melhor definição: que nós nascemos com um computador poderosíssimo. Um cérebro com cinco bilhões de bytes e sem manual de usuário. A neurolinguística é o manual do usuário.

Blog da Condessa – Como aplicar no dia a dia?

Clô Guilhermino – Nós somos os programadores {como são chamados os praticantes da PNL},entendemos as linguagens cerebrais e como fazer pra mudar a emoção , uma resposta, um pensamento, uma crença, valores, condutas em geral. Ou seja, a personalidade. Temos elementos pra mudar o modo próprio de pensar, agir e falar de uma pessoa tornando assim a sua vida com maior qualidade.

Blog da Condessa – Qual o objetivo da neurolinguística?

Clô Guilhermino – É a excelência na comunicação. São inúmeras as qualidades aplicadas no dia a dia de diversas profissões, bem como na vida pessoal.

Blog da Condessa – Toda decisão de atitude é uma escolha e as limitações são a falta  dela?

Clô Guilhermino – O livre arbítrio é discutível na medida que a imensa maioria dos nossos comportamentos são gerados por experiências anteriores. Aprendizagens ou conclusões  que a pessoa chegou no decorrer da vida  através de suas experiências ou de modelos de pessoas com quem ela conviveu e de ambientes que viveu.  As emoções tem cheiro. A maioria das pessoas não sabe que durante a gravidez uma pessoa regride. O objetivo é chegar no zero anos com a finalidade da mãe entender a criança. Regride emocionalmente. Intelectualmente continua uma mulher adulta capaz de amamentar, dar banho e trocar. Mas emocionalmente ela se torna um bebezinho pra se comunicar com o recém-nascido.

Blog da Condessa – Como avançar?

Clô Guilhermino – A neurolinguística oferece um aumento da percepção, da consciência. Quanto mais consciência uma pessoa tem, mais saudável ela é.  Nos primeiros cinco anos de vida nós aprendemos 50%  do que assimilamos a vida toda, ou seja, adquirimos padrões estabelecidos que levaremos conosco na sequência da trajetória.

Blog da Condessa – PNL é sinônimo de?

Clô Guilhermino – Poder pessoal.

Blog da Condessa – Você escreveu o livro É TEMPO DE MUDANÇA. O que o leitor pode experimentar ao lê-lo?

Clô Guilhermino – Mudança! Ele não é um livro teórico. É um livro de transformação. A medida que a pessoa vai lendo, acompanhando e respondendo os questionamentos que vou fazendo, bem como fornecendo as estratégias para mudanças em cada nova leitura uma nova mudança específica.

Blog da Condessa – Avançamos ao longo do tempo no contexto familiar, social e econômico?

Clô Guilhermino –  A princípio sim, mas a evolução é uma espiral ascendente. Não é uma linha. Normalmente as pessoas desenham a evolução como uma linha ascendente. Como ela é uma espiral, em determinados momentos ela se encontra muito pior do que estava no ano passado ou há 10 anos atrás. Hoje, a evolução está na parte baixa. Um retrocesso. Há poucos anos, estávamos na parte alta. A humanidade estava melhor.

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br