Meio Ambiente

“Otimização da Gestão da Água no Pantanal e a Potencial Cooperação Bilateral entre Brasil e República Tcheca“

INPP realiza seminário internacional em Cuiabá sobre gestão da Água no Pantanal.

Cuiabá será palco de discussões internacionais sobre a temática de recursos hídricos no Pantanal com a realização do seminário “Otimização da Gestão da Água no Pantanal e a Potencial Cooperação Bilateral entre Brasil e República Tcheca“, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 20, das 8h30 às 12h00, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal-INPP, Campus da UFMT em Cuiabá. O evento tem por objetivo levar mais conhecimentos para a comunidade acadêmica e sociedade em geral sobre o Pantanal com diferentes abordagens, desde estudos geológicos, gestão de recursos hídricos com modelos hidrológicos preditivos, além de possibilidades de parcerias para troca de conhecimento e implementação de novas tecnologias no Brasil, com base na experiência da Faculdade de Ciências Ambientais de Praga (República Tcheca).

O seminário será realizado pelo INPP, em parceria com a Embaixada da República Tcheca no Brasil e a Faculdade de Ciências Ambientais de Praga. Dentre as presenças confirmadas estão a embaixadora da República Tcheca no Brasil senhora Pavla Havrlíková, o cônsul Honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul senhor Evandro Trachta. Será híbrido com transmissão pelo link: https://www.youtube.com/@INPPdoPantanal

A coordenadora do evento e diretora substituta do INPP a professora Dra. Marinêz Isaac Marques, disse que este evento é de grande importância para comunidade cientifica e sociedade em geral e espera um publico bastante diverso considerando os distintos assuntos das três apresentações que constam na programação. “As pessoas podem participar até mesmo por curiosidade para saber, por exemplo, o que foi estudado nas décadas de 60 a 80 no Pantanal pelo professor, geólogo, naturalista da República Tcheca Vlastibor Bluma. Um grande legado que ele deixou e será apresentado pelo professor Evandro Trachta”, contou.

Na palestra “Modelos hidrológicos de pequena e grande escala – uma ferramenta para gestão de recursos hídricos e produção agrícola”, que será ministrada pelo PhD Michal Kuraz – professor Associado da Universidade de Ciências da Vida de Praga, Faculdade de Ciências Ambientais, serão abordadas tecnologias inovadoras para o manejo sustentável da água, de forma a ser melhor utilizada e de forma responsável.

Marinêz Isaac Marques disse que todos nós devemos ter responsabilidade com a utilização da água para que, de fato, não se esgote. “Esse tema é importante para as pessoas que trabalham com pousadas no Pantanal, fazendas, que tem muita responsabilidade com o uso da água. E também os diferentes órgãos do governo que desenvolvem projetos e ações com esta temática de recursos hídricos, e claro, a comunidade acadêmica”, enfatizou.

O encerramento do evento se dará com a palestra da PhD Zuzana Boukalova professora da Universidade de Ciências da Vida de Praga, com o tema “Instrumentos para potencial colaboração bilateral com os diversos stakeholders brasileiros, casos de sucesso da América Latina”. Ela irá apresentar três importantes programas europeus que oferecem diferentes possibilidades de parcerias para distintas áreas do conhecimento. Depois da palestra a professora participará de uma roda de conversa com os interessados para maiores detalhes sobre os projetos. Para mais informações no WhatsApp: (65) 99356-4270

Programação: 

 08h30 Abertura 

Marinêz Isaac Marques – Diretora Substituta do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal INPP e Coordenadora do Evento

Pavla Havrlíková  – Embaixadora da República Tcheca no Brasil

09h00 Palestra: Professor Evandro Trachta – PhD Cônsul Honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul.

“Legado do Professor Vlastibor Bluma (Campo Grande) para a pesquisa do Pantanal de Mato Grosso”.

 09h45 Palestra: Professor Michal Kuraz – PhD Professor Associado da Universidade de Ciências da Vida de Praga, Faculdade de Ciências Ambientais.

“Modelos hidrológicos de pequena e grande escala – uma ferramenta para gestão de recursos hídricos e produção agrícola”.

10h45 Palestra: Professora Zuzana Boukalova – PhD Professora da Universidade de Ciências da Vida de Praga, Faculdade de Ciências Ambientais.

“Instrumentos para potencial colaboração bilateral com os diversos stakeholders brasileiros, casos de sucesso da América Latina”.

 Serviço:

O que: Seminário Otimização da Gestão da Água no Pantanal e a Potencial Cooperação Bilateral entre Brasil e República Tcheca.

Quando: Na próxima quarta-feira dia 20 de setembro, às 08h30

Onde: No Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), na Av. Fernando Corrêa da Costa (Campus da UFMT em Cuiabá).

O evento será gratuito, com tradução simultânea e híbrido com transmissão pelo link: https://www.youtube.com/@INPPdoPantanal

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br