Meio Ambiente

“Floresta Viva”

Obras de arte do artista Victor Hugo tomam conta das trilhas do Parque Mãe Bonifácia. A ação de educação ambiental tem como objetivo chamar a atenção dos visitantes para a preservação ambiental

Mais de 60 obras de arte estão espalhadas entre as árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. São animais de Mato Grosso pintados pelo artista plástico Victor Hugo, por meio do projeto Floresta Viva, lançado no último domingo (06/06), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A exposição permanente do pintor mato-grossense tem como objetivo estimular a consciência ambiental, afirma o artista. “Os animais estão em pontos estratégicos para que as pessoas possam fotografar, fazer uma selfie e ser um multiplicador em suas redes sociais”, afirma Victor Hugo.

Ele ressalta a importância dessa intervenção artística para chamar atenção à conservação ambiental. “É um alerta quanto à destruição do próprio animal e da própria floresta”. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, arara-azul, cervo, tucano, jacaré do pantanal, tatu canastra, e outros animais encontrados nos três Biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado.

Durante o processo de produção das pinturas, o artista desenvolveu uma técnica que não agride as árvores utilizadas para a exposição das pinturas. Cada peça foi feita em tecido, e depois, fixada nos troncos, sem prejudicar as plantas.

Próximo a cada árvore existe uma placa com o nome do animal e um QR Code, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones, e apresenta um pequeno texto informativo sobre a espécie retratada.  O projeto Floresta Viva foi financiado com recursos de Compensação Ambiental.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, pontua a importância do parque e da intervenção do artista. “Esse Parque é um espaço de preservação, de atividades físicas, e a exposição artística se torna mais um atrativo para que os mato-grossenses possam contemplar”.

 Serviço:

O Parque Mãe Bonifácia está aberto à população para a realização de trilhas, academia ao ar livre, e contemplação da exposição permanente Floresta Viva todos os dias, das 6h às 18h. A unidade fica localizada na Av. Miguel Sutil, em Cuiabá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br