Meio Ambiente

Compromisso com o bem-estar animal

Empresa apoia projeto de conservação de fauna silvestre no Pantanal e busca minimizar impactos e doará 1 tonelada de carne bovina por mês, até dezembro de 2023, para a alimentação dos animais abrigados nos projetos.

A Marfrig acredita que a produção que preza pelo bem-estar animal é essencial para o meio ambiente. Para reforçar o compromisso pioneiro em seu setor de atuação, a companhia anuncia a doação de 2,5 milhões de reais para a Ampara Silvestre, braço do Instituto Ampara Animal. O objetivo é garantir recursos para dois projetos que protegem animais silvestres no Pantanal e em São Paulo.

O Instituto Ampara Animal é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que luta pela proteção de animais domésticos e silvestres. Por meio da frente Ampara Silvestre, a instituição reabilita espécies da fauna brasileira para que possam ser devolvidas à natureza e garantem bem-estar aos animais que vivem em cativeiros.

Como parte de suas contínuas ações para a conservação da fauna e flora brasileiras, o primeiro projeto que contará com o apoio da Marfrig será a criação da Sede Ampara Pantanal. O espaço ficará alocado na área de 576 hectares que a instituição já tem no bioma, localizada no município de Poconé, no Mato Grosso. Além da manutenção de estruturas já existentes e da construção de novos recintos com equipamentos veterinários os recursos serão usados para que a Sede Ampara Pantanal ofereça:

  • mediação de conflitos entre comunidades e animais predadores;
  • primeira base de atendimento emergencial da fauna no Pantanal Norte com resgates e reabilitação de animais;
  • centro de pesquisa avançado da fauna e flora pantaneiras;
  • monitoramento, promoção e divulgação da biodiversidade local;
  • sistema de eco voluntariado e de alojamentos.

 

Entre os animais que serão atendidos pela base estão onças, antas, lontras, ariranhas, catetos, veados campeiros e diversas aves, como arara azul, entre outras espécies consideradas vulneráveis à extinção. Isso ocorre devido a queimadas, atividades humanas que retiram os animais da natureza, desmatamento, tráfico e atropelamentos.

Onças

O Mantenedor de Onças, localizado na região do município de Amparo, no interior de São Paulo, é o segundo programa da Ampara Silvestre a receber apoio da Marfrig. Ele tem como objetivo garantir a manutenção do projeto de bem-estar de onças, como a onça-pintada, maior felino do continente americano e espécie atualmente ameaçada. Hoje existem 75% menos onças na região amazônica do que há 30 anos.

Os recursos ajudarão o Mantenedor de Onças a criar um programa sustentável de voluntariado, visando à conscientização e ao treinamento de estudantes da área ambiental e de saúde animal.

“Para nós, da Marfrig, é uma honra apoiar uma das principais instituições de proteção animal do Brasil, a AMPARA. A conservação dos nossos biomas e a preservação da nossa fauna são pilares fundamentais para alcançarmos o reequilíbrio ambiental”, diz Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.

Ele revela que, até dezembro de 2023, a companhia doará uma tonelada de carne bovina por mês para a para a alimentação dos animais abrigados nos projetos.

“Formar alianças e se aproximar de um setor com tanta capilaridade e potência, nos aproxima de questões reais que precisam ser amenizadas. O Instituto Ampara Animal acredita que unindo forças temos mais chances de minimizar os impactos na fauna. Ver que a Marfrig está legitimamente preocupada com as temáticas relacionadas ao ESG, nos faz acreditar que juntos podemos criar um país mais justo”, Juliana Camargo presidente e fundadora do Instituto Ampara Animal.

Práticas globais

O compromisso com o bem-estar animal é um dos pilares essenciais da Marfrig. A companhia garante auditoria de bem-estar animal em 100% de suas atividades com bovinos. No ano passado, a Marfrig investiu 2,3 milhões de dólares em melhorias de práticas globais no setor e possui três comitês de bem-estar animal para compartilhar experiências, promover engajamento das áreas perante indicadores e metas estabelecidas.

Além disso, a empresa tem relacionamento com ONGs internacionalmente reconhecidas no tema, como a World Animal Protection (WAP) e a Compassion in World Farming (CIWF) para aplicar práticas, definir políticas e metas para toda a sua cadeia de valor. A companhia também desenvolve parcerias com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Brasil; o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA), o Instituto Nacional da Carne (INAC) e a Escola de Veterinária, no Uruguai.

Em 2021, a Marfrig também manteve a classificação tier 2 em gestão de bem-estar animal, segundo o Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW divulgado em 2022). Trata-se do maior e mais importante ranking global de gestão do bem-estar de animais de fazenda. A métrica considera a atuação da companhia em sua cadeia de suprimentos no mundo todo e avalia políticas públicas, compromissos e indicadores da operação. É a terceira vez que a Marfrig atinge esse tier, sendo a única do segmento a atingir essa posição na última avaliação entre as empresas presentes no ranking.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br