Meio Ambiente

“Árvore-ser”

A nova exposição temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso “Árvore-Ser” une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros em um ambiente sensorial que propõe a experiência de se tornar parte da natureza. A mostra está aberta ao público até 11 de outubro, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Tanto a artista Tânia Pardo quanto o poeta Manoel de Barros têm a natureza como inspiração, e o trabalho dos dois é integrado na exposição “Árvore-Ser” para proporcionar a sensação de adentrar em uma floresta. Ela pinta com os dedos das mãos, e escolhe especialmente as árvores para retratar, sempre com movimentos dinâmicos e cores vibrantes. Na mostra, estão presentes poemas como Árvore, Aprendimentos, Antissalmo por um Desherói e Deus Disse, do mato-grossense Manoel de Barros. Aliado a isso, estímulos visuais, sonoros e táteis completam a instalação, que também permite refletir sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

“Os visitantes são transportados para um universo onde a materialidade e a imaginação se entrelaçam de maneira mágica. A essência da mostra é provocar uma reflexão sobre nossa capacidade de existir e coexistir no mundo”, revela a curadora do Museu e responsável pela exposição, Vitória Ramirez Zanquetta.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que funciona em regime de gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Oficinas do final de semana

Além das exposições permanentes e temporárias abertas ao público, o Museu de História Natural de Mato Grosso também oferece uma programação de atividades gratuitas aos fins de semana, no jardim do espaço cultural. As inscrições das duas atividades podem ser feitas por este link: https://linktr.ee/mhnmt
Serviço:
Exposição: Árvore-Ser
Data e horário: Até 11 de outubro, de quarta a sábado, as 8h às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso. Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
Mais informações: (65) 99686-7701 ou Instagram @museuhistorianaturalmt

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br