Meio Ambiente

A importância da arborização urbana

Projeto Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, começa 2022 com distribuição e plantio de mudas em parceria com alunos da rede pública.

Os alunos da Escola Estadual André Avelino Ribeiro serão recepcionados, nesta segunda-feira (07 de fevereiro), com a primeira ação do projeto Verde Novo em 2022. O projeto, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, promoverá a distribuição de 1.000 mudas de árvores nativas do cerrado e frutíferas. A ação iniciará às 8h na frente da instituição de ensino, que fica no bairro Morada da Serra, e onde serão plantadas dez árvores.

De acordo com a engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba, essa ação é uma forma de conscientizar os adolescentes e moradores do bairro sobre a importância da arborização urbana. “Nós estamos trabalhando um dos eixos do nosso projeto que é exatamente levar conhecimento e informação aos moradores de Cuiabá sobre a relevância das árvores na nossa cidade. Além disso, nossa parceria com a escola também irá contar com a ajuda dos pais e familiares que passarão pela escola e vão pegar uma das mil mudinhas que levaremos para distribuição”, ponderou Rosiani.

A professora de biologia, Eneida Kato, explicou que a iniciativa partiu dos próprios alunos que já conheciam o projeto Verde Novo. “Os próprios alunos nos contaram sobre essa iniciativa do Judiciário. No ano passado entramos em contato com a equipe do Juvam e eles prontamente fecharam essa parceria. Queremos enaltecer com essa ação a relevância de uma cidade verde, arborizada e sustentável”, comentou.

A escola conta com 1.200 alunos distribuídos em três séries do ensino médio e possui 80 profissionais (entre professores e áreas afins).

 Verde Novo

Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América, na divulgação.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br