Institucional

Fernando Tadeu de Miranda Borges recebe o título de Sócio Benemérito da Academia de Medicina de MT

No último dia 2, o professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi agraciado pela Academia de Medicina de Mato Grosso com o título de Sócio Benemérito. Fernando Tadeu é doutor em História Social pela FFLCH/USP, mestre em Economia pela FEA/USP e bacharel em Economia pela FE/UFMT.

A cerimônia foi organizada pelo presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso, Dr. Alberto Carvalho de Almeida Lebrinha, que fez a entrega do título acompanhado do ex-presidente e atual presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, Dr. Vicente Herculano da Silva.

A Academia de Medicina de Mato Grosso completou recentemente 15 anos de relevantes trabalhos.

O primeiro presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso foi o médico cuiabano, Dr. Gabriel Novis Neves, reitor-fundador da Universidade Federal de Mato Grosso.

Os médicos Dr. Márcio Canavarros Serra, Dr.  Gabriel Novis Neves, Dr. Luiz César Nazário Scala, Dr. João Bosco Duarte, Dr. Fernando de Arruda, Dr. José Almir Adena e Dr. Vicente Herculano da Silva compõem a trajetória profissional do agraciado.

Para Borges, foi a concretização de um sonho antigo. “Queria ser médico, aliás, médico psiquiatra com formação  em psicanálise. Como naquela época o curso de medicina, embora criado, ainda não tinha sido implantado na UFMT, optei por um curso parecido com a medicina, que é o curso de economia, pelo fato de dissecar o corpo social, e porque tem uma proximidade grande com a história econômica. Nesta nova fase da minha trajetória de vida, venho dedicando-me com afinco a alguns importantes trabalhos que vem sendo realizados na área da saúde, mas mais como aprendiz e curioso, tendo o Dr. Luiz César Nazário Scala na coordenação. Além disso, escrevi em co-autoria com as professoras doutoras e escritoras Maria Adenir Peraro e Maria Carolina de Almeida Duarte, o livro “Notas sobre Médicos do Passado Mato-Grossense”, que foi publicado pela Editora Scortecci, e encontra-se na segunda edição”, disse Borges.

O professor ressaltou ainda que o reconhecimento da Academia de Medicina de Mato Grosso lhe trouxe uma maior responsabilidade e agradeceu ao Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, Dr. Vicente Herculano da Silva, a indicação do importante título, e a todos os integrantes membros da jovem e forte Academia de Medicina de Mato Grosso.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br