Esporte

“Ser medalha de ouro foi uma superação e muito aprendizado”

O atleta Yago da Silva Conceição, 17, de Cuiabá, participou no último dia 10 de julho juntamente com outros cinco atletas mato-grossenses do Campeonato Brasileiro Sub-15 e Sub-23 de Wrestling – Lutas Olímpicas – na cidade de Itabaiana (SE). Yago, conhecido pelo apelido de ‘Mutante’ foi medalha de ouro no sub-23 do Greco- Romano até 87 kg. Os demais atletas também se destacaram na competição.

“Fiquei muito feliz com a vitória. Foi uma superação e mais aprendizado. O campeonato tem um nível bem alto, pois é um sub-23, ou seja, é onde tem atletas com mais experiência e mais técnica”, frisou Yago. Sua próxima competição será o Campeonato Brasileiro sub-17.

O primeiro contato de Yago com a luta Greco-Romana foi na Escola Estadual Governador José Fragelli. “Com 16 anos decidi que era o que eu queria pra minha vida e pra minha carreira”.

O esporte trabalha com força, estratégia e controle mental. Segundo Yago, para ser um profissional tem que ter disciplina, compromisso, treinar bastante e participar de campeonatos para ser destaque. “Considero as  características mais importantes de um atleta a disciplina e a humildade”, avalia ele.

Na Luta Greco-Romana apenas braços e mãos podem golpear o oponente, sempre acima da linha de cintura. O duelo acaba quando um dos lutadores abre oito pontos de vantagem.

“Optei por esse esporte porque desde pequeno eu gosto de luta e o que me motivou é por ele ser olímpico. Minha  inspiração são meus treinadores e minha família”.

De acordo com ele, é muito importante e saudável a prática de esportes na vida dos jovens. “Principalmente pela saúde, bem como a disciplina que agrega a nossa vida. Além de ser uma forma de tirar os jovens das ruas. É um incentivo para não fazerem coisa errada”, conclui.

A Luta Greco-Romana foi um dos esportes disputados na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br