Educação

“Para ser um faixa preto no esporte, é preciso primeiro ser um faixa preta na vida”

Várzea Grande é o primeiro município do Estado a aderir projeto de artes marciais nas escolas. O projeto foi desenvolvido em quatro categorias: Judô, Jiu-jitsu, Boxe e Muay Thai

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com os irmãos Minotauro e Minotouro da Team Nogueira do Rio de Janeiro lançaram no último dia 23, no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, o Projeto “Esporte para além das Fronteiras” que vai atender mais de 5 mil alunos das escolas da Rede Municipal de Várzea Grande.

O prefeito Kalil Baracat, acompanhado do secretário Silvio Fidélis, do deputado Estadual Paulo Araújo (PP), vereadores, secretários e autoridades municipais participaram do evento que reuniu várias escolas, alunos, professores, gestores, convidados e comunidade escolar.

Kalil Baracat destacou que as ações desenvolvidas na área da Educação em Várzea Grande vão além dos investimentos efetivos na infraestrutura como a construção, reformas e manutenção das unidades escolares. “Os avanços da Educação em Várzea Grande também são resultado das políticas públicas voltadas à valorização dos profissionais, além dos programas e parcerias que permitem o desenvolvimento educacional, cultural e esportivo dos estudantes da rede pública. Esse projeto lançado hoje vai promover além da prática de artes marciais o reforço de nossos valores básicos como Responsabilidade, Disciplina, Confiança, Perseverança, Espírito Esportivo, Trabalho em Equipe, Caráter, Compaixão e Respeito ao Próximo” afirmou.

Conforme Rodrigo Minotauro, único lutador na história a ganhar os cinturões dos pesos-pesados do UFC e PRIDE, para ser um faixa preto no esporte, é preciso primeiro ser um faixa preta na vida”.

Segundo Rogério Minotouro, o projeto “Esporte para além das Fronteiras”, que visa unir a prática esportiva e os valiosos ensinamentos das artes marciais à estrutura curricular das escolas, conta com uma coletânea de livros de autoria dos Irmãos Nogueira com Pedro Trengrouse e Felipe Piovesana, e já começa a ser implementado nas escolas do país a partir da adesão do município de Maceió e Várzea Grande.

“Estamos trabalhando nesse material há muitos anos e, com ele, buscamos transformar vidas por meio daquilo que as artes marciais nos ensinaram. O esporte pode alavancar a educação de uma forma incrível, além de influenciar em diversas áreas. Uma pessoa que pratica esportes e é saudável, por exemplo, ajuda positivamente a saúde pública, a segurança e assim vai se criando uma corrente positiva em diversos âmbitos. Eu e o Rodrigo (Minotauro) somos, acima de tudo, campeões da vida, e queremos criar muitos outros”.

O superintendente de Esportes, Jadir Pereira, disse que a meta da Secretaria é beneficiar cinco mil estudantes da rede municipal, com o objetivo da melhoria na qualidade de vida, do incentivo às práticas esportivas e a interação do jovem ao esporte promovendo a cidadania. “Todo o material para o desenvolvimento do projeto junto aos alunos como uniformes, kimonos, equipamentos de treinamento e até uma apostila do projeto (o Livro de Lutas e o Livro da Família) serão fornecidos gratuitamente pela prefeitura” afirmou.

No dia 22, na EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus, profissionais da Inteligência Educacional e da Team Nogueira promoveram uma capacitação para os professores que irão atuar no Projeto junto aos alunos inscritos nas escolas.

Vindo a Mato Grosso especialmente para acompanhar o lançamento do Projeto, o prefeito de Ribeirão das Neves/MG, Moacir Martins da Costa Júnior se declarou impactado com a grandiosidade e organização do evento. “Queremos também implementar o Programa “Esporte para além das Fronteiras” em nosso município que está entre os sete mais importantes de Minas Gerais. Pela estrutura e organização da Secretaria de Educação de Várzea Grande, tenho certeza que o projeto aqui será um sucesso” afirmou.

Para o secretário Silvio Fidélis, a implementação do Projeto “Esporte para além das Fronteiras” em parceria com o Instituto Team Nogueira vai agregar e fortalecer ainda mais o fomento que a gestão Kalil Baracat/José Hazama vem promovendo nas áreas de Esporte e Lazer. “O incentivo à prática esportiva é muito importante para as crianças e adolescentes que estão em plena fase de crescimento e as atividades esportivas são fundamentais para auxiliar também na cultura dos valores humanos, na formação cognitiva e na evolução intelectual de nossos alunos” destacou.

O projeto será desenvolvido em quatro categorias: Judô, Jiu-jitsu, Boxe e Muay thai, em 5 polos em diferentes pontos da cidade com as inscrições dos alunos interessados sendo feitas diretamente nas secretarias das escolas.

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site