14 de outubro de 2025 - 20:07

Obra resgata a história e o legado da UFMT

Recentemente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa proposta pelo economista deputado Thiago Silva (MDB) também celebrou o lançamento do livro “Concerto UFMT: Faculdade de Economia”, de autoria do professor Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges. Com 285 páginas, a obra é fruto de décadas de documentos, memórias e vivências dentro da UFMT. O autor, professor da faculdade desde 1981, afirmou que a obra nasceu do desejo de registrar a rica trajetória da unidade acadêmica.

“Foi o meu primeiro trabalho na área institucional”, disse o professor.

O livro foi dedicado ao economista e estatístico prof. Pedro Novis Neves, e traz duas falas históricas: do reitor fundador da UFMT, Dr. Gabriel Novis Neves e do primeiro diretor da Faculdade  de Economia, Economista Agripino Bonilha Filho.

Ele explicou ainda que o título Concerto UFMT se refere a um conjunto harmônico de pessoas, saberes e ações que formam a história da Faculdade de Economia, mais antiga que a própria UFMT, criada oficialmente em 1970.

“Muitos colegas professores e ex-estudantes escreveram suas impressões, sendo vários os músicos, maestros e maestrinas”, observou.

O professor relatou que a Faculdade de Economia da UFMT foi criada pelo governo do estado durante a gestão de Fernando Corrêa da Costa, denominada Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso, de acordo com a Lei nº 2.413, de 8 de setembro de 1965, tendo como primeiro diretor o Professor Agripino Bonilha Filho. Um ano depois, a instituição foi incorporada ao Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, conforme a Lei nº 2.629, de 26 de julho de 1966.

“Para as futuras gerações de Economistas acredito que esse livro deverá representar o registro de nascimento da Faculdade de Economia em Mato Grosso. Desejo, portanto, que surjam outros livros sobre a Faculdade de Economia, importante na consolidação da UFMT, hoje sob a condução competente da Reitora Profa. Dra. Marluce Aparecida Souza e Silva”, concluiu.

 

Feito com muito 💜 por go7.com.br