Educação

‘Livro Esquecido’

Projeto volta às praças e locais de grande circulação em Cuiabá

O Projeto Livro Esquecido, realizado na semana passada em comemoração ao aniversário de 303 anos de Cuiabá, volta nos próximos dias 18, 19 e 20 de abril. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria das Bibliotecas “Saber com Sabor”, a iniciativa vai marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18, disponibilizando aproximadamente 1.500 exemplares, na sua maioria dos gêneros infantil e infanto-juvenil, em praças da Capital.

A ideia inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000, combina leitura e urbanidade. Os leitores são convidados a deixarem os livros, depois de lidos, em locais públicos, para que outras pessoas encontrem, leiam e voltem a abandoná-los, numa corrente em favor do acesso à leitura, explicou a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

“A intenção é proporcionar o acesso à leitura ao maior número de pessoas possíveis, levando conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e muito incentivo à leitura. Os livros são provenientes de doações da sociedade cuiabana, e serão “esquecidos” de propósito em locais públicos e de grande circulação de pessoas como praças, parques, pontos e terminais de ônibus”, contou a coordenadora das Bibliotecas “Saber com Sabor”, Edvair Pereira Alves.

Segundo ela, iniciativas como essa oportunizam o acesso gratuito à leitura além de incentivar e despertar o hábito nas crianças, jovens e adultos. “A Coordenadoria das Bibliotecas Saber com Sabor realiza ao longo do ano várias ações a fim de incentivar a leitura, e por meio desse hábito, o processo educativo e de formação de novos leitores, resgatando a cidadania, a autoestima e a interação social”, destacou a coordenadora Edvair Pereira Alves.

Agenda

Na segunda-feira (18) a partir das 8 horas, os livros serão “esquecidos” nos Parques Massairo Okamura, das Nascentes – na Morada do Ouro II -, Mãe Bonifácia, no Centro Administrativo, Praça das Bandeiras e da Morada do Ouro.

No dia 19, também a partir das 8h, a ação acontecerá na Orla e Feira do Porto, Shopping Popular, e nas Praças Major João Bueno, da Saúde e Padre Firmo.

No dia 20, no mesmo horário, os livros serão “esquecidos” nas Praças Maria Taquara e Bispo Dom José, no Parque Zé Bolo Flor e no Horto Florestal Tote Garcia.

Comemoração 

Dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil – foi a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Dicas de incentivo à leitura

A coordenadora das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves aproveitou as comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil e deu algumas dicas de incentivo à leitura começando pela leitura para as crianças desde o berço, isso distrai, faz rir e facilita o desenvolvimento da linguagem. O convívio diário com livros também é importante portanto, tenha sempre à mão e, seja um contador de histórias.

“Sempre que possível, fale com as crianças sobre livros e faça da leitura um momento de prazer oferecendo diferentes materiais de leitura como gibis, por exemplo. Sempre que possível visite bibliotecas e, valorize e preserve os livros, incentivando as crianças a fazerem o mesmo. Quem tem o hábito de ler nunca está verdadeiramente só”, disse Edvair Pereira Alves.

 Serviço

Projeto Livro Esquecido

Dia: segunda-feira, 18/04

Hora: 8h

Locais: Parques Massairo Okamura, das Nascentes – na Morada do Ouro II -, Mãe Bonifácia, no Centro Administrativo, Praça das Bandeiras e da Morada do Ouro

 Dia: terça-feira, 19/04

Hora: 8h

Locais: Orla e Feira do Porto, Shopping Popular, e nas Praças Major João Bueno, da Saúde e Padre Firmo

 Dia: quarta-feira, 20/04

Hora: 8h

Locais: Praças Maria Taquara e Bispo Dom José, no Parque Zé Bolo Flor e no Horto Florestal Tote Garci

 

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site