Educação

Etapas regionais do Encontro “Cultura e Educação – Aprender para Construir” começam em Cuiabá

O Centro-oeste sediará o lançamento dos Encontros Regionais “Cultura e Educação – Aprender para Construir” promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A primeira rodada será na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), no dia 5 de agosto, às 8h30, com a participação do secretário de Formação Livro e Leitura, Fabiano Piúba e da diretora de Educação e Formação Artística, Naine Terena. O evento conta com a participação dos Ministérios da Educação (MEC) e Esporte (MESP), e é realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Aberto ao público em geral, o Encontro inclui apresentação e discussão dos temas debatidos no Seminário Nacional, ocorrido em Brasília, em junho, reunindo mais de 300 participantes de todo o Brasil.

O objetivo do debate regionalizado é aumentar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil da agenda dos ministérios no que diz respeito à educação formal.

Os encontros regionais “Aprender e Construir” visam, ainda, enfatizar a importância da integração entre arte, cultura, educação e esportes para a criação de repertórios e formulação de políticas públicas, representando uma oportunidade para discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro e Leitura, com ênfase nas políticas de formação artística cultural, democratização do acesso ao livro e formação de leitores.

Os eventos também vão contribuir com o mapeamento de ações de promoção da cidadania e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e do desenvolvimento cultural.

A previsão é de que, até outubro, a programação siga pela Região Norte, em Belém (PA), Nordeste, em Recife (PE), Sul, em Porto Alegre (RS) e Sudeste, em Diadema (SP).

Programação completa

8h30 – Abertura
9h30 – 12h30 – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação sobre os temas: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis nº 11.645/08 e nº 10.639/2003), Audiovisual nas escolas, Título de notório saber e Mestres da cultura, Acessibilidade e acesso.
14h – 15h30 – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação Cultura digital e educação, Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei nº 13.696/2018) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (Decreto nº 7.559/2011), Bibliotecas públicas e escolares.
15h30 – 18h – Apresentação e debate das percepções obtidas no Seminário Nacional Cultura e Educação sobre Cursos técnicos, Extensão universitária, Museus, Formação artística nas escolas [tempo integral e educação integrada, Cursos de graduação e pós-graduação em artes, produção e gestão cultural e o enlace da cultura com o esporte pela inclusão e diversidade.

Serviço

Lançamento: Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir
Dia: 05/08 (sábado)
Hora: 8h30 às 18h
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança – Cuiabá – MT

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br