Educação

“Batuca MT”

Instituto INCA e Anjos da Lata levam para a rede pública de ensino projeto de musicalização. A metodologia conta com 03 dias de atividades, onde os alunos vão construir seus instrumentos, descobrir habilidades musicais, em uma apresentação na escola, seguida de palestra educativa.

Estudantes da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social, de 10 municípios do Estado de Mato Grosso, serão contemplados com o projeto social “Batuca MT”, que pretende desenvolver, além da formação musical, por meio da percussão alternativa, tirando o som de instrumentos feitos a partir do lixo seco (reciclagem), a consciência ambiental, com a palestra sobre Educação Ambiental, Cultura Mato-grossense e Empreendedorismo, ambas conduzidas pelo pesquisador e artista, Anselmo Parabá. O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação é o realizador do projeto, em rede com a Startup Anjos da Lata, idealizadora da ação e que completa 10 anos com esse trabalho na estrada, mostrando que a educação transforma e a arte salva. O Batuca MT começa nesta quarta-feira (04), em Cuiabá.

A metodologia conta com três dias de atividades em cada ação, com 20 alunos. E a primeira será na Escola Estadual Estêvão Alves Corrêa, no bairro Tijucal, durante os dias 04, 05, 06 de outubro. Esta é a escola que Anselmo Parabá realizou o seu primeiro trabalho social, aproveitando do lixo seco para levar a musicalidade, a cultura e a conscientização ambiental.

“É uma escola que tem uma história, porque foi onde eu estudei, onde minha mãe deu aula e fica no bairro onde eu nasci e fui criado”, destaca Parabá.

E depois seguirá para os municípios da Baixada Cuiabana: Santo Antônio de Leverger (18, 19 e 20) e Nossa Senhora do Livramento (25, 26 e 27), em outubro; Chapada dos Guimarães (08, 09 e 10) e Acorizal (22, 23 e 24), em novembro; Jangada, nos dias 06, 07 e 08 de novembro; em Poconé nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024; e em março do próximo ano em Nova Brasilândia (06, 07 e 08), Barão de Melgaço (13, 14 e 15) e encerra em Várzea Grande, nos dias 20, 21 e 22.

Ou seja, serão atendidos, diretamente, 200 alunos com a metodologia, e um público estimado de 8 mil pessoas que irão conferir o resultado nessas 10 cidades.

A proposta é despertar hábitos saudáveis, autoconhecimento e potencialidades artísticas, com a musicalização e a palestra sobre Educação Ambiental, Cultura Mato-grossense e Empreendedorismo

A metodologia

Anselmo Parabá oferecerá, durante os dois primeiros dias, atividades de construção de instrumentos musicais, utilizando materiais recicláveis ou reaproveitáveis, de uso comum no dia a dia. Ele ensinará a construir instrumentos variados, fáceis de tocar e por meio de técnicas simples, rápidas e seguras, voltadas para crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia, podem ser utilizadas para a construir os instrumentos, desde latinhas de alumínio, latas de tinta reciclada, galões plásticos, cordas ou cordões, pedaços de madeiras (tipo cabos de vassouras velhos), fita durex, panos velhos, tintas spray, arroz quirera e tampinhas de desodorantes.

O terceiro dia será o momento de apresentar o resultado dos instrumentos elaborados, em uma apresentação dos estudantes junto com o mestre Anselmo Parabá, seguido de uma palestra de conscientização ambiental, equilíbrio e autoconhecimento, para toda a escola.

Este projeto vem reconhecer os 18 anos de trabalho do artista Anselmo Parabá, que começou no bairro Tijucal, em 2005. Também comemorar os 10 anos da Statup Social Anjos da Lata – Sucata Musical, que surgiu em março de 2013, no bairro Jardim Mirante, no município de Tangará da Serra, quando o artista residiu por lá, onde percebeu a necessidade de executar a sua metodologia para um grupo de crianças em situação de vulnerabilidade e que viviam no entorno da Escola Estadual Bento Muniz. Agora, a startup está sediada em Cuiabá, desde 2019, no bairro Tijucal.

O músico, arte educador e pesquisador, Anselmo Parabá, é o precursor no Estado de Mato Grosso, de projetos desta natureza, em que garantiu, em 2016, o segundo lugar do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Cultura Popular.

O Projeto Batuca MT é uma realização do Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Statup Social Anjos da Lata – Sucata Musical, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Dr. João, com o apoio do deputado estadual Beto Dois a Um. Conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br