Cultura

“Tchega Mais”

Banda The Xomanos mescla rasqueado com rock e blues em seu primeiro EP autoral.

A banda cuiabana The Xomanos lança em de abril seu primeiro EP intitulado “Tchega Mais” nas redes sociais e plataformas de streaming. Com músicas inéditas, a banda promete invadir os fones de ouvidos com releituras de rasqueado ao estilo do rock e do blues. São cinco faixas, uma versão e quatro músicas autorais. O álbum é um dos projetos aprovados em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá.

No disco, artistas regionais se encontram para mesclar o rasqueado regional com o rock da The Xomanos. Participações como do “rei do rasqueado” Roberto Lucialdo, do talentoso guitarrista/produtor Danilo Bareiro e de Silver Guy, revelação do blues do cerrado, dão o tom do álbum que reúne grandes músicos de Mato Grosso.

A faixa inicial é “Meu coração é seu até o fim”, música de Roberto Lucialdo. De acordo com a banda, Lucialdo imprime seu vocal característico na versão que mescla hardcore dos anos 2000, influenciado por CPM 22. Essa mistura de ritmos sempre foi uma característica da banda, desde o surgimento, em 2016, quando trouxe a regionalidade no próprio nome e nas releituras de “A Lua” (da versão da banda Strauss) e do lambadão “Vou dançar”, hit do grupo Estrela D’Alva, de Poconé.

Na sequência, a faixa “Tchega Mais”, que dá nome ao álbum, traz um blues com a fonética do sotaque cuiabano. Para a banda, esta é a faixa para se ouvir em casa em boa companhia, para esquecer todos os seus problemas ao som das guitarras de Danilo Bareiro.

Já o hit “Vai Cuiabá” ganha uma nova roupagem, com uma letra emocionante para torcida cantar com o Cuiabá Esporte Clube. Ainda no swing, “Te perder” traz o soul dos vocais de Silver Guy, com o brilho do autoral e o improviso calculado dos licks e duelos de guitarras.

Por fim, a balada “Às vezes”, single assobiável, com espírito de balada oitentista do hard rock romântico, como Bon Jovi, é o que a banda chama de potencial radiofônico pelo refrão chiclete e melodia marcante.

As canções foram produzidas, mixadas e masterizadas por Rodrigo Lopes (Studio Riff), contando com parceria de composição e arranjos de Danilo Bareiro. A capa do álbum foi inspirada na famosa capa dos Beatles e nos vídeos das capivaras que atravessam a faixa de pedestres, nos entornos do Parque das Águas, em Cuiabá.

Assim, cada integrante virou um animal mato-grossense. Além da capivara, que é o mascote do grupo, tem o Tuiuiú, a onça pintada e o jacaré, com a Igreja de São Benedito ao fundo, local turístico e histórico de Cuiabá/MT. Arthur Adriano assina as artes e as ilustrações do encarte.

A banda

O quarteto cuiabano THE XOMANOS é formado pelos jovens músicos: Tiago Massu (com intepretações e drives inconfundíveis no vocal), Renato Curvo (com o timbre único de guitarra e performances com atitude no palco), Welton (com energia e groove carismático no baixo) e Luiz Barrios (com ritmo pulsante e pegada forte na bateria), apaixonados pelo rock e trazem o som tatuado na veia e no coração.

A banda vai divulgar o trabalho na internet (streaming) e por “Live” de lançamento, enquanto torcem pela melhora do controle da pandemia do novocoronavírus.

Mais informações da banda no Instagram (@thexomanos), Youtube(/thexomanos) e, em abril, nos principais aplicativos de música (Spotify, Deezer).

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br