Cultura

“O Coreto de Mestre Albertino”

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto com obras de Mestre Albertino em homenagem ao aniversário de Cuiabá. A apresentação será realizada no dia 07 de abril.
Uma apresentação pensada especialmente para celebrar os 305 anos de Cuiabá, com muita música regional. Essa é a proposta de mais um concerto da Série Araguaia, da Orquestra CirandaMundo, que será realizado no dia 07 de abril, véspera do aniversário da capital mato-grossense, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
O espetáculo intitulado “O Coreto de Mestre Albertino”, é um resgate de parte da obra de José Albertino da Silva, grande compositor cuiabano e entusiasta da música regional, que ficou popularmente conhecido como Mestre Albertino. Na ocasião, serão apresentados novos arranjos de suas composições, incluindo rasqueados, valsas e dobrados. Para interpretar esse repertório, a Orquestra CirandaMundo terá uma formação específica, apenas com sopros e percussão, ao estilo das tradicionais bandas marciais.
Idealizador do projeto e presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves explica que esse trabalho de resgate foi realizado em parceria com uma das filhas de Mestre Albertino, que disponibilizou partituras, anotações e outros materiais do compositor. “São obras que estavam se perdendo na história, então além de prestar essa homenagem, a ideia é incentivar para que as músicas do Mestre Albertino voltem a ser tocadas, especialmente nesse contexto das bandas”, resume Alves.
Um cuiabano ilustre, que deixou um grande legado musical. Mestre Albertino nasceu no ano de 1906, em Cuiabá. Já na adolescência, ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso (Polícia Militar), onde aprendeu a tocar bombardino e trombone. Na carreira militar, além de atuar como instrumentista, ajudou a formar bandas e fanfarras, contribuindo para a formação de jovens músicos mato-grossenses. Falecido no ano de 1995, deixou um vasto repertório, composto de valsas, choros, sambas, polcas e o tradicional rasqueado cuiabano.
Na avaliação de Luiz Ipolito, regente responsável pela condução desse concerto, Mestre Albertino foi um grande ícone da música cuiabana, deixando um importante legado, que abrange diversos estilos musicais. “Sua habilidade em escrever e organizar arranjos marcou época, influenciando várias gerações. Além de sua contribuição musical, Albertino dedicou-se ao ensino em diversas instituições, formando bandas e fanfarras e deixando um impacto duradouro no cenário musical de Mato Grosso”, analisa.
Durante a apresentação, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a história, a vida e outras curiosidades desse grande expoente da música cuiabana. O ator Sandro Lucose será o responsável por trazer memórias e informações, que vão enriquecer ainda mais essa experiência sonora, em homenagem à Cuiabá e ao saudoso Mestre Albertino.
O concerto especial em homenagem aos 305 anos de Cuiabá é uma apresentação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL). Os ingressos custam R$ 2,00 mais um brinquedo, novo ou usado (em bom estado de conservação), e podem ser retirados na Casa de Bembem, Sede do Instituto Ciranda, na Rua Barão de Melgaço, nº 3963.
Cultura e cidadania
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São duas décadas de atuação, e mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS). Somente na capital Cuiabá, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.
Parceiros
Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.
Acessibilidade
Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).
Serviço
Orquestra CirandaMundo apresenta “O Coreto de Mestre Albertino”
Quando: 07/04
Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Horário: 20h00
Valor: R$ 2,00 + um brinquedo
Ponto de troca dos ingressos: Sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br