Cultura

“Céu e Inferno em Terras Alagadas”

O projeto Pantanal+10 apresenta durante o mês de setembro no Goiabeiras Shopping a Exposição “Céu e Inferno em Terras Alagadas” uma composição de séries fotográficas em tamanhos variados e instalações expográficas. Na abertura haverá uma performance provocativa do documentarista José Medeiros com a participação de artistas e atores locais.

O Livro “Céu e inferno em Terras Alagadas” foi publicado pela Editora Origem. As fotografias foram disponibilizadas em 100 páginas, com textos críticos de Humberto Espíndola, artista plástico, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e do crítico e curador Juan Esteves, participação especial da pantaneira, crítica de artes Aline Figueiredo.

O Documentário “Fogo e Fé” é um curta metragem com depoimentos sobre a tragédia vivida pelos pantaneiros. Apresenta cenas impactantes da destruição do fogo e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do Pantanal.

O grito de alerta sufocado pela fumaça é o destaque da primeira etapa do projeto Pantanal+10, o objetivo é documentar o Pantanal durante uma década (2020 – 2030). O fotógrafo José Medeiros, idealizador do projeto, lança dia 13 de setembro, terça-feira às 19h, no Palco Cultural do Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, a exposição e o livro “Céu e Inferno em Terras Alagadas”, que retrata o território em 2020 e 2021.

Além da exposição das fotografias, também haverá exibição do documentário curta metragem “Fogo e Fé“, que também faz parte do projeto.

Segundo o fotógrafo e documentarista José Medeiros, o projeto Pantanal+10 vem conscientizar a sociedade sobre os reais impactos negativos que a ação humana traz para o planeta. As imagens são ferramentas potentes, capazes de transmitir sensações e sentimentos, gerar reflexões sobre a importância e urgência da conservação e preservação ambiental.

 

“O Pantanal vem sendo ameaçado ano após ano pela mineração ilegal, a fronteira agrícola que consume a vegetação nativa, e principalmente as absurdas propostas de criação de hidrovias no rio Paraguai e a implantação de hidrelétricas. O Pantanal é um berçário da natureza hoje pedindo socorro”, alerta o fotógrafo.

Serviço:

Exposição Céu e inferno em terras alagadas

Local – Goiabeiras Shopping – Palco Cultural – Av. José Monteiro de Figueiredo, 500 – Duque de Caxias, em Cuiabá.

Abertura: 13 de setembro (terça-feira), às 19h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br