Cultura

A arte dialoga com os animais

A artista Michelle Diehl exalta os valores terapêuticos da pintura e a relação direta com os sentimentos, afetos e emoções. Em telas de mosaico,  expõe o amor pelos animais.

Os pet lovers já tem parada obrigatória entre os dias 04 a 30 de outubro. Neste período acontece no Shopping Estação a exposição Meus Gatos por Michelle Diehl. Sensibilidade, amor e aprendizado são as características que serão encontradas em seus quadros trabalhados em mosaico representando o mundo felino. A exposição traz consigo ainda a Feira de Adoção, onde o objetivo é dar um lar para um total de 30 animais, entre gatos e cachorros.

Michelle Diehl é jornalista e apresentadora. Inseriu-se no mundo das artes durante a pandemia para tentar amenizar as crises de bipolaridade, síndrome do pânico e depressão com as quais estava sofrendo. E funcionou. “A arte me salvou em um dos piores momentos da minha vida. Entre pinceis, tintas e telas, me esquecia dos problemas e me encontrava comigo mesma”, declara.

O tema gatos está presente em sua vida desde a infância. “Quando morava na Argentina em Buenos Aires, lembro que minha mãe plantou um pinho no quintal e ele era enorme. Lá moravam os nossos 18 gatos”, recorda. Ela explica que estes animais refletem nela equilíbrio, respeito, vaidade e reciprocidade. “Sempre viajei a minha vida inteira, me mudando e tive que conquistar o meu espaço o tempo todo, me adaptar, aprender a falar uma nova língua, entender novos códigos de conduta. Enfim, os gatos me auxiliam nisso tudo”, suspira.

O primeiro quadro que Michelle produziu foi um mosaico em cores sem figura definida. A partir do segundo em diante é que ela começou a pintar os bichanos que tanto ama. “Quando fiz isso pensei: Ah! Vou ficar boa nisso. Em pintar gatos”, lembra. A jornalista teve contato com vários artistas internacionais quando frequentou uma escola de artes em São Paulo. “Gosto muito de impressionistas, cubistas, realistas e diversos outros. Não sei ao certo qual é o estilo da minha arte, mas sei que tenho uma identidade. Acredito que a arte quem define é quem aprecia”, conta.

A ideia de expor o seu trabalho aconteceu pelo incentivo de dois amigos, os colunistas sociais Valdomiro Arruda e Hebert Mattos. “Eles me apoiaram e me convenceram a divulgar o que estou fazendo”, diz.

Como Michelle acredita no amor dos animais, a exposição não poderia passar sem uma Feira de Adoção que acontecerá aos domingos, mais especificamente nos dias 10, 17 e 24 de outubro, das 17h às 20h. Em cada um destes dias, 10 animais resgatados estarão disponíveis para adoção, todos vacinados, em parceria com as Ongs Lunaar, Tampatinhas Cuiabá e Grupo Amor Animal. Inclusive, durante todo o evento frascos de desodorante aerossol e tampinhas de garrafas pet serão arrecadados para auxiliar as instituições.

“Um bicho de companhia é mais um membro da família. Eles trazem amor, responsabilidade e carinho. Exigem sacrifício, mas é amor acima de tudo. Principalmente estes que são resgatados, castrados e reinseridos em lares que realmente vão acolhê-los. Entendo que isso é uma função social e precisamos olhar esse lado”, destaca Michelle.

Serviço

Exposição Meu Gatos por Michelle Diehl – 04 a 30 de outubro das 10h às 22h na Galeria Cultural do Shopping Estação.

Feira de Adoção – 10, 17 e 24 de outubro na Galeria Cultural do Shopping Estação das 17h às 20h. Não será necessário nenhum tipo de contribuição para adotar.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br