Cotidiano

Qualidade de vida e saúde de idosos do Abrigo Bom Jesus vira projeto de pesquisa

Estudo irá proporcionar inúmeras contribuições.

A qualidade de vida e a saúde dos oitenta idosos acolhidos no Abrigo do Bom Jesus, em Cuiabá será objeto de pesquisa do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT), Campus Cuiabá. Projeto tem duração de quatro anos e a coleta de dados foi iniciada em 2023, por meio de entrevistas com os profissionais da enfermagem e cuidadores do Abrigo que, hoje, somam mais de 30 profissionais.

Segundo a coordenadora da pesquisa, professora e doutora Carla Rafaela Teixeira Cunha, o Abrigo do Bom Jesus será um excelente campo de investigação. “A proposta é conhecer e analisar as condições de vida e saúde dos idosos com declínio cognitivo que vivem na instituição, estendendo a pesquisa para investigar o contexto de trabalho dos seus cuidadores”, adiantou ela.

A inserção em campo de pesquisa foi oportunizada por meio das necessidades do próprio local, a maior Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI ), em Mato Grosso. Graças ao  convênio firmado em 2022 entre a Fundação Abrigo do Bom Jesus e a Reitoria da UFMT, que foi ampliado recentemente pelo reitor Professor Evandro Aparecido Soares da Silva, estendendo para outras áreas além da saúde, a exemplo dos cursos de Direito e Administração de Empresas.

Para os gestores da Fundação Abrigo do Bom Jesus, são inúmeras as contribuições que a pesquisa irá proporcionar. “Por meio da investigação que estará focada nos nossos mais de 80 idosos acolhidos, será possível identificar as necessidades e traçar planos de trabalho mais efetivos. Os dados coletados serão de extrema relevância para a gestão e tomada de decisão por trazerem dados e métricas que irão auxiliar não somente ao Abrigo do Bom Jesus, como também os organismos que trabalham a causa do idoso, como é o caso dos Conselhos de Defesa da Pessoa Idosa, nos âmbitos estadual e municipal”, assegurou a presidente e conselheira do Abrigo, a jornalista Márcia Ferreira.

População Idosa

A cada ano, 650 mil novos idosos são incorporados à população brasileira. A população envelhece de forma rápida e intensa. E segundo expressou a presidente do Abrigo do Bom Jesus, o sistema de saúde do Brasil tradicionalmente está organizado para atender à saúde materno-infantil, e não tem considerado o envelhecimento como uma de suas prioridades. “Durante muitas décadas, o Abrigo não dispunha de um profissional médico em seu quadro de profissionais. Hoje, graças à equipe interventora da saúde em Cuiabá, além do médico foram disponibilizadas enfermeiras e técnicas de enfermagem”, finaliza a jornalista Márcia Ferreira lembrando também que a saúde do idoso é a interação entre a saúde física, a sua saúde mental, a capacidade funcional e especialmente o acolhimento social.

Sobre a fundação

A Fundação Abrigo Bom Jesus tem como objetivo proporcionar o envelhecimento saudável, garantindo aos idosos a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao lazer. Por meio da adequação de leitos, realização de oficinas de estimulação cognitiva e socialização, da promoção da acessibilidade e de cuidados básicos essenciais com a pessoa idosa.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br