Cotidiano

Mitos e verdades sobre os cuidados com os animais nas festas de Ano Novo

Um guia essencial para proteger seu melhor amigo durante as festividades de chegada do novo ano, mostrando o que é verdade e o que é mito e oferecendo dicas práticas de primeiros socorros para garantir a saúde e a segurança do seu cão no Reveillon.
As tradicionais reuniões familiares para celebrar a chegada de um novo ano são sempre marcadas por muita alegria e comemorações e têm ganhado novos integrantes nos últimos anos: os pets inseparáveis. Cada vez mais presentes nos lares, é importante saber a maneira correta de lidar com esses animais ao sair um pouco da rotina e estar pronto para possíveis emergências Pensando nisso, a veterinária Marcela Barbieri (@marcela.barbieri no Instagram), especialista em comportamento canino, revela o que é mito e o que é verdade quando o assunto é petiscos e agrados que podem fazer mal aos pets.

Chocolate pode fazer mal para cachorro

●     Verdade: O chocolate contém teobromina, uma substância tóxica para cães. Ingeri-lo pode causar desde desconforto gastrointestinal até problemas mais sérios, como convulsões. Mantenha longe!

Uva e uva passa são lanches saudáveis para cães

●     Mito: Uvas e passas são altamente tóxicas para cães e podem levar a insuficiência renal. Evite oferecê-las como petiscos.

O álcool pode ser divertido para os pets

●     Mito: O álcool é extremamente perigoso para cães e pode causar intoxicação. Nunca ofereça bebidas alcoólicas a eles.

Todos os enfeites da decoraçaõ da festa são seguros para cães

●     Mito: Alguns enfeites, como bolas de vidro, fitas e ornamentos pequenos, podem representar riscos de engasgamento ou lesões intestinais. Fique de olho!

Deixar o cão comer comida humana nas festas pode ser perigoso

●     Verdade: Muitos alimentos que estamos acostumados a comer, especialmente aqueles temperados ou ricos em gordura, podem ser prejudiciais para cães. Evite compartilhar o que está no seu prato ou na mesa.

Cachorro também merece comer um docinho

●     Mito: Mantenha doces, petiscos e alimentos festivos fora do alcance dos cães para evitar ingestão acidental.

O cão pode esperar a festa acabar para ser socorrido

●     Mito: Em caso de ingestão de qualquer coisa que esteja fazendo mal, entre em contato com o veterinário o mais rápido possível.

Oferecer a comida que o pet está acostumado antes da festa é uma boa idéia

●     Verdade: Ofereça uma refeição equilibrada antes das festas para reduzir a tentação dos cães de ficarem rodeando a mesa pra tentar ganhar algum pedacinho de alimento.

Cuidado com o barulho dos fogos de artifício, isso pode incomodar o cachorro

●     Verdade: Esteja atento aos sinais de estresse, como tremores, latidos excessivos e agitação durante os fogos de artifício.

Seguindo esses cuidados explicados pela veterinária, você mantém a segurança do seu cãozinho durante as festas de fim de ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br