Cotidiano

A manutenção do Abrigo Bom Jesus só é possível com a generosidade dos que doam

O resultado da ação solidária no cotidiano dos assistidos. A entidade, que cuida de 87 idosos, se encaixa no perfil de instituição de longa permanência para idosos, prestando assistência às necessidades de cuidados diários com alimentação, higiene e saúde. Para realizar todo esse trabalho, o abrigo depende, principalmente, das doações. A Entidade é presidida atualmente por José Gonçalves Duarte que em um trabalho voluntário não mede esforços para proporcionar bem estar e alegria a cada um dos moradores e se orgulha do resultado expresso no sorriso e carinho. Para ele, aliás, o contato humano, o afeto, o carinho e a atenção também são prioridades. Confira a entrevista!

Blog da Condessa – Hoje o abrigo mantem quantos idosos?

José Gonçalves Duarte – São 87 acolhidos entre homens e mulheres. Sendo a maioria, do sexo masculino.

Blog da Condessa – Como, de que forma o Abrigo Bom Jesus faz para manter toda a estrutura?

José Gonçalves Duarte – O abrigo é uma casa da sociedade que ajuda com doações. Ou seja, depende principalmente das doações de terceiros, sejam em produtos, alimentos, serviços ou em dinheiro.  Além disso, temos um convênio com a prefeitura há muito tempo e que recentemente foi reestruturado para também acolher os encaminhados pela administração municipal.

Blog da Condessa – O que a instituição oferece para os idosos?

José Gonçalves Duarte – A casa acolhe pessoas em vulnerabilidade social, desamparadas e desprovidas das mínimas condições de viver. Presta assistência às necessidades de cuidados diários ( funcionamos 24 horas) com alimentação – são cinco refeições ao dia -, higiene e saúde. Temos 24 cuidadores, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga, assistente social e um motorista de micro-ônibus que os leva para passear.

Blog da Condessa – Qual a prioridade?

José Gonçalves Duarte- A alimentação com qualidade e a devida quantidade. Em seguida, a remuneração dos nossos 56 colaboradores. Já a nossa diretoria, bem como meu cargo de presidente é 100% voluntário. Trabalho voluntário que faz toda a diferença a quem precisa.

Blog da Condessa – Qual a maior carência do local hoje?

José Gonçalves Duarte- Antes da pandemia, tínhamos grupos que diariamente frequentavam o abrigo levando música, lanches, corte de cabelo e barba. Na sequência, o isolamento causado pela pandemia nos  tirou tudo isso. Agora, estamos retomando essa rotina, com os cuidados necessários,  tão importante aqui no abrigo. O contato humano, o momento de descontração, entretenimento é essencial e o que de fato faz a diferença na vida de cada pessoa que aqui está acolhido. A alegria das relações afetivas. O envolvimento das pessoas em ações solidárias.

Blog da Condessa – As pessoas são solidárias?

José Gonçalves Duarte-  A sociedade brasileira é muito solidária. Ela é simplesmente fantástica. Quando a comunidade e as pessoas se esforçam, se engajam para nos ajudar é sempre muito positivo e assertivo, e certamente todas as doações de alimentos e materiais de uso diário ajudam muito.

Blog da Condessa –  Agora, a campanha é para doação de fraldas geriátricas. O estoque está baixo e a demanda requer reposição urgente?

José Gonçalves Duarte- A campanha é praticamente ininterrupta. O consumo é grande e o estoque muito baixo. O consumo é de 5 mil fraldas por mês. Leite, em média mil litros por mês.  As doações podem ser feitas também via conta corrente Banco do Brasil: 402059-6 / agência: 46-9 ou Caixa Federal:172-2 operação 003 – agência 1918 ou ainda por PIX: 03483351/0001-99.

Blog da Condessa –  Já estão tendo retorno? A comunidade está engajada na arrecadação?

José Gonçalves Duarte- No universo material o que realmente estamos precisando é a reforma dos 38 quartos que estão muito precários. Recentemente concluímos a reforma do refeitório dos idosos e funcionários, a cozinha. Tudo realizado através de doações e de grupos solidários.

**Quem quiser fazer doações ou visitar o local, o endereço fica na Avenida Av. Hist. Rubens de Mendonça (CPA), na lateral da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. O telefone é: (65) 3322-9021/ 36441706 ou 981120188

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br